Governo do Japão sofre derrota para o partido do "Trump japonês", que vai de uma a 15 cadeiras com apoio dos eleitores mais jovens
Quinta 24/07/25 - 22h39Nas eleições para a câmara alta do Parlamento japonês, o partido Sanseito, conhecido como o "Trump japonês", conquistou grande avanço.
O partido conquistou 14 cadeiras, passando de uma em mandatos anteriores, e emergiu como uma nova força com discurso nacionalista e anti-imigração.
O partido Sanseito alcançou vitória nas eleições para o Senado japonês, elevando seu número de representantes de 1 para 15 na casa alta, do Senado.
O partido, liderado por Sohei Kamiya — apelidado de “Trump japonês” — defende agenda de controle de imigração, promoção do nacionalismo e revisão de políticas como os direitos LGBT e programas de diversidade .
Sanseito atraiu principalmente jovens eleitores e trabalhadores mais jovens que se sentem ignorados pelos partidos tradicionais.
A estratégia digital, com forte presença no YouTube, ajudou a consolidar sua base na faixa dos 18 aos 39 anos.
A crise inflacionária, alimentos com preços em alta — especialmente o arroz — e a percepção de que imigrantes estariam pressionando o sistema de bem-estar foram elementos centrais do partido.
A maioria no Senado do primeiro-ministro Shigeru Ishiba, partido Liberal Democrata (LDP) com seu aliado Komeito, sofreu derrota.
O governo enfrenta dificuldade para aprovar pautas importantes, como as negociações comerciais com os Estados Unidos.