Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Fogo perto da Lapa Grande - que mantém equipe de prontidão - movimentou os Bombeiros nesta tarde de quarta-feira. (Veja o vídeo no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)

Quarta 02/10/24 - 18h55

Divulgado pelos Bombeiros, às 18h52m:




Na tarde desta quarta-feira (02), o 7º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de ocorrência de incêndio em vegetação próximo ao Parque Estadual da Lapa Grande.

Duas equipes do corpo de bombeiros compareceram ao local, além de brigadistas do IEF, onde se encontram realizando o combate às chamas com o intuito de se evitar sua propagação para o interior do parque.

Os trabalhos ainda continuam, não sendo possível aferir a área já queimada no local, e assim que possível, maiores informações serão repassadas com maiores detalhes sobre o desfecho da situação.

Como forma de intensificar a prevenção, o Corpo de Bombeiros Militar mantém diariamente, Guarnições de Combate a incêndio de prontidão que realizam vistorias a fim de orientar as comunidades residentes em torno do Parque da Lapa Grande.

Nessa atividade, também é realizado o monitoramento o que permite a rápida identificação dos focos e uma resposta mais rápida aos princípios de incêndio.

O Corpo de Bombeiros alerta a população que as altas temperaturas, a baixa umidade relativa do ar juntamente com a presença dos ventos, além da vegetação seca, forma-se uma situação favorável para a incidência dos incêndios em vegetação.

Qualquer descuido com o manuseio inadequado do fogo, pode provocar um grande incêndio florestal que pode atingir as Unidades de Conservação, trazendo um prejuízo muito grande para a natureza, portanto nessa época de longa estiagem, jamais utilize o fogo para limpar terrenos ou fazer a queima de lixos e resíduos.

Qualquer atitude de pessoas suspeitas em provocar incêndios deve ser denunciada através do telefone 190 ou do Disque denúncia Unificado 181, nesse último caso é mantido o sigilo do denunciante.

Importante ainda ressaltar que a população é a principal aliada para prevenção aos incêndios florestais.

Em caso de incêndio, ligue 193.


***


Jornal Estado de Minas, de BH, às 21h59m:


Incêndio ameaça Parque Estadual da Lapa Grande no Norte de Minas


O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) combateu um incêndio em vegetação próxima ao Parque Estadual da Lapa Grande, no Norte de Minas, na tarde desta quarta-feira (2/10). Até o momento, não há informações do tamanho da área atingida pelas chamas.

Duas guarnições compareceram ao local. Além disso, brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foram acionados para ajudar no combate ao fogo com objetivo de evitar a propagação do fogo para o interior da área de preservação.

Como forma de intensificar a prevenção, a corporação mantém diariamente guarnições de combate a incêndio de prontidão que realizam vistorias a fim de orientar as comunidades no entorno do Parque da Lapa Grande.

Durante a ação, também é realizado o monitoramento que permite a rápida identificação dos focos e uma resposta mais rápida aos princípios de incêndio.

Prevenção

Durante a época de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, os bombeiros alertam à população do aumento da incidência de queimadas.

De acordo com o órgão, qualquer descuido com o manuseio inadequado do fogo, pode provocar um grande incêndio florestal que pode atingir as Unidades de Conservação, trazendo um prejuízo muito grande para a natureza, portanto, nessa época de longa estiagem, jamais utilize o fogo para limpar terrenos ou fazer a queima de lixos e resíduos.

Qualquer atitude de pessoas suspeitas em provocar incêndios deve ser denunciada por meio do telefone 190 ou do Disque denúncia Unificado 181, nesse último caso é mantido o sigilo do denunciante.

Prisões

A ofensiva das autoridades contra incêndios criminosos em Minas Gerais resultou, até o dia 20 de setembro, na condução de 216 pessoas por crimes relacionados a incêndios. Desses, 76 foram por crimes ligados a queimadas florestais, segundo dados apresentados pelo Governo de Minas.

Entre janeiro e setembro de 2024, a Polícia Civil indiciou 91 pessoas por crimes relacionados a incêndios em Minas Gerais, um aumento de 13,75% em relação ao mesmo período de 2023.

Ainda assim, o número é muito inferior ao de ocorrências registradas.

A dificuldade em identificar os responsáveis é uma das principais barreiras no combate a esses crimes.

A prática de atear fogo em áreas de vegetação é considerada crime ambiental, conforme estabelecido pelo artigo.

***


✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais