Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Helicóptero ajuda no resgate de homem, de 60 anos, desaparecido no mato por 7 dias, em Pedras de Maria da Cruz. (Veja vídeo no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)

Segunda 09/12/24 - 8h24

Dos Bombeiros, às 7h39m:

Na tarde de 03 de dezembro de 2024, o 8º Pelotão de Bombeiros Militar de Januária foi acionado para realizar buscas a um idoso desaparecido na comunidade de Riacho Buriti, zona rural de Pedras de Maria da Cruz.

Segundo a solicitante, o tio dela, J.L.F.M., de 60 anos, estava desaparecido desde a última segunda-feira (02/12/2024).

Ele foi visto pela última vez por volta das 6 horas da manhã, descalço e portando uma enxada, caminhando em direção à casa de sua irmã.

Embora familiares e amigos tenham iniciado as buscas ainda no mesmo dia, a chuva na região dificultou a localização.

A equipe de busca e salvamento deslocou-se até o local e iniciou os trabalhos nas proximidades do último sinal conhecido da vítima. Para otimizar os esforços, foi solicitado apoio ao canil do 7º BBM, que enviou uma equipe composta por dois cinotécnicos, acompanhados do cão Zeus, semovente certificado em Patrulha Rural de Pessoa Viva. Além disso, os militares utilizaram um drone com câmera térmica para realizar o mapeamento aéreo, enquanto buscavam nas áreas de mata, pastagens, riachos e trilhas da região.

Após seis dias de buscas intensivas, na tarde de domingo (08/12/2024), quando os militares concentraram as buscas em uma área de mata próxima a uma lagoa, foram encontradas as roupas que o idoso usava no dia do desaparecimento.

Com essa pista, as buscas foram intensificadas, cobrindo uma área aproximadamente 8 km distante do último ponto de avistamento.

Após uma varredura estratégica, os militares localizaram J.L.F.M., totalmente despido e deitado sob uma árvore, em estado de debilidade e desidratação, após dias sem alimentação e consumindo apenas água da chuva e de lagoas.

O idoso também enfrentou condições climáticas adversas ( chuva e calor) nos primeiros dias de seu desaparecimento.

Imediatamente, os primeiros socorros foram realizados. Dada a dificuldade de acesso ao local e o estado delicado de saúde da vítima, foi solicitado apoio da 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA) sediada em Montes Claros para resgatar o idoso por meio do Suporte Aéreo Avançado de Vida, uma operação aeromédica, Bombeiro/SAMU.

Após receber atendimento médico no local, J.L.F.M. foi transportado para a Santa Casa de Montes Claros.



***

Jornal O Tempo, de BH, às 8h29m:

Idoso desaparecido há 7 dias é encontrado com sinais de desidratação em MG

Para sobreviver, o idoso consumiu apenas água da chuva e de lagoas
Raíssa Oliveira

Um idoso de 60 anos, desaparecido há sete dias, foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros nesse domingo (8 de dezembro), em uma área de vegetação, na zona atual de Pedras de Maria da Cruz, no Norte de Minas. A vítima estava em estado debilitado e com sinais de desidratação.

Conforme os bombeiros, as buscas começaram na última terça-feira (3 de dezembro) após familiares afirmarem que o idoso estava desaparecido desde a manhã de segunda-feira (2 de dezembro), quando foi visto descalço, com uma enxada e caminhando em direção à casa de sua irmã. Os parentes fizeram buscas pelo idoso no dia do desaparecimento, mas a chuva dificultou a localização.

Os militares iniciaram o rastreio com apoio de cães farejadores e de drones com câmeras térmicas, mas o idoso não foi localizado. Após seis dias de buscas, os agentes encontraram as roupas usadas pela vítima no dia do desaparecimento em uma área de mata próxima a uma lagoa.

Com a pista, as buscas foram concentradas em uma área de 8 quilômetros. O idoso foi localizado deitado sob uma árvore, nu e com sinais de desidratação. Para sobreviver, o idoso consumiu apenas água da chuva e de lagoas, além de ter enfrentado condições climáticas adversas, como chuva e calor forte.

O idoso recebeu os primeiros socorros e, com o apoio do helicóptero, foi levado para a Santa Casa de Montes Claros.



***

Jornal Estado de Minas, de BH, às 10h12m:

Bombeiros resgatam idoso desaparecido em mata há sete dias em MG

Homem foi visto pela última vez na manhã da última segunda-feira, quando caminhava descalço a caminho da casa da irmã

Um homem idoso, de 60 anos, foi encontrado após sete dias desaparecido na comunidade de Riacho Buriti, na zona rural de Pedras de Maria da Cruz, na região Norte de Minas Gerais, na tarde desse domingo (8/12).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o 8º Pelotão, de Januária, foi acionado na última terça-feira (3), após o homem ter sido avistado pela última vez na manhã do dia anterior (2).

Na ocasião, ele segurava uma enxada e caminhava descalço em direção à casa da irmã.

A família relatou aos militares que iniciaram as buscas ainda na segunda-feira, mas que as fortes chuvas dificultaram a localização.


As buscas tiveram início já na terça-feira, com o suporte de dois militares e o cão Zeus, da Patrulha Rural de Pessoa Viva, do canil do 7º Batalhão de Bombeiros Militar.

Também foram utilizados um drone operacional, que fez mapeamento aéreo, enquanto a equipe realizava buscas intensivas nas áreas de mata, pastagens, riachos e trilhas na região.


De acordo com os bombeiros, as roupas que o homem utilizava no dia do desaparecimento foram encontradas às margens de um lago, durante buscas na tarde de domingo.

A partir da evidência, foram intensificadas buscas em um raio de 8 km do último local onde o idoso foi visto, o que levou ao encontro do homem.

Conforme registros dos militares, o homem foi encontrado sem roupas, deitado sob uma árvore, e em estado de debilidade e desidratação.

Durante todo o período desaparecido, ele ficou sem alimentação, e consumiu apenas água da chuva e lagoas, além de ter enfrentado forte calor e tempestade nos primeiros dias.

A equipe dos bombeiros realizou os primeiros socorros.

Em razão do difícil acesso ao local, foi solicitado resgate aéreo médico pela 3ª Companhia Especial de Operações Aéreas (CEOA), que, após atender o homem, o encaminhou em quadro estável à Santa Casa de Montes Claros.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais