Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - domingo, 26 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°81574
De: Estado de Minas Data: Segunda 16/5/2016 17:33:38
Cidade: Belo Horizonte

Vice de Ruy Muniz assume prefeitura de Montes Claros
A posse de José Vicente Medeiros (PMDB) foi no final da manhã desta segunda-feira na Câmara Municipal da cidade do Norte de Minas - Luiz Ribeiro - O vice-prefeito de Montes Claros, no Norte de Minas, José Vicente Medeiros (PMDB), tomou posse como prefeito interino nesta segunda-feira. Ele assumiu o cargo, tendo em vista que o titular, Ruy Muniz (PSB), desde 18 de abril, está preso pela Polícia Federal, suspeito de prejudicar o funcionamento de quatro hospitais conveniados pelo SUS no município para beneficiar um hospital de rede educacional de propriedade de sua família. Na semana passada, o desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, que decidiu pela prisão preventiva, também determinou o afastamento cautelar de Muniz da chefia do Executivo, da qual o prefeito já tinha feito o pedido licença de 60 dias, aprovado pela Câmara de Vereadores.
Ao tomar posse, no final da manhã desta segunda-feira, em cerimônia realizada na Câmara Municipal, José Vicente disse que vai fazer o máximo para “cumprir as metas traçadas pelo prefeito Ruy Muniz” e que vai concluir as obras em andamento como asfaltamento de ruas e avenidas, construção de praças e melhoria da iluminação pública. Lembrou que enquanto muitas outras prefeituras enfrentam sérias dificuldades financeiras, em Montes Claros foram tomadas medidas para garantir o equilíbrio financeiro, citando o corte de gratificações, no início de abril.
Por outro lado, o prefeito em exercício disse que terá diálogo com os diversos segmentos e enfatizou que terá uma relação cordial com o Poder Judiciário, com o Ministério Publico Estadual e com o Ministério Publico Federal, sem citar, nesse contexto, o titular, que teve problemas com a Justiça, por causa da aplicação de recursos na saúde, e acabou sendo preso e afastado do cargo. Ele disse que nos próximos dias vai procurar as instituições do Poder Judiciário, para receber sugestões. “Não vou fazer nada que não tiver de acordo com a legislação”, afirmou o prefeito em exercício.
José Vicente também afirmou que pretende dar “tratamento fraternal” a todos os integrantes da Câmara Municipal, onde Muniz enfrenta a oposição radical de um grupo de sete vereadores. Apesar do prefeito em exercício sinalizar a “aproximação”, nenhum dos oito componentes da bancada da oposição compareceu à cerimônia.
Ruy Muniz foi preso preventivamente na manhã de 18 de agosto, horas depois de a mulher dele, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), ter votado a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e ter elogiado o marido. Um dos motivos de sua prisão é que ele estaria ameaçando de morte as testemunhas no processo de investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Publico Federal. A defesa nega as acusações e alega perseguição política.
Os advogados de defesa entraram com um pedido de reconsideração da decisão do desembargador Ney Bello, que foi negado pelo TRF. Eles anunciam que vão recorrer ao Tribunal Superior de Justiça (STJ), mas não disseram quando entrar com recurso. A ex-secretária de Saúde do Município, Ana Paula Nascimento, também foi presa, mas já foi liberada.
No último dia 10, Ruy Muniz passou mal no presídio regional de Montes Claros e foi levado o Hospital Prontosocor, em Montes Claros, com quadro de hipertensão, vômito e vertigem. Ele continua internado em área isolada do hospital sob escolta, podendo receber visitas no mesmo modelo do sistema prisional. Segundo os médicos, além de hipertensão, o prefeito preso também apresenta alteração neurológica.
Afastamento e recurso
Terça-feira, passada quando a Câmara de Vereadores já tinha aprovado o pedido de licença, Ruy Muniz foi notificado do afastamento do cargo em medida cautelar do TRF. O desembargador Ney Bello colocou como um dos pontos da decisão a informação de que Ruy Muniz teria continuado despachando de dentro da cadeia. “A permanência do acusado no exercício de cargo de prefeito tem gerado forte instabilidade institucional, verdadeiramente prejudicial ao regular funcionamento da coisa pública", ressaltou.
A informação de que o prefeito estaria despachando dentro da cadeia foi divulgada pelo Estado de Minas em 20 de abril, dois após sua prisão, com base em informação do secretário de Governo, Farley Menezes, de que ele assinou atos de autorização de asfaltamento de ruas, reforma de praças e de concessão de ponto facultativo aos servidores em 22 de abril. No entanto, a defesa de Muniz informou que vai recorrer da decisão e alega que houve “um equívoco” na informação divulgada, uma vez os atos não foram assinados pelo prefeito dentro da unidade prisional e que a comprovação disso é que não ocorreu a publicação dos referidos atos no Diário Oficial do Município após a prisão dele.

***

Prefeitura de M. Claros - 16/5/2016 - 18h05 - O vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente, tomou posse nessa segunda feira (16), em cerimônia realizada na Câmara Municipal, como prefeito interino de Montes Claros.
O prefeito interino conclamou a população para apoiá-lo nessa nova empreitada. Com forte influência do campo, Zé Vicente dedicou parte do seu discurso para exaltar o povo dos distritos do município: “tenho um grande respeito pelo homem do campo, e faremos todos os esforços para atendê-lo nas suas demandas”.
“Estamos aqui para dar continuidade a essa administração que está revolucionando nossa cidade. E com o apoio de minha família, dos amigos, faremos uma Montes Claros que amo ainda melhor”, finalizou o prefeito interino.
A cerimônia foi aberta sob a presidência do vereador Marcos Nem. Após a leitura do Termo de Posse, o vice-prefeito de Montes Claros assinou o documento e fez o juramento solene, recebendo a chave das cidades das mãos do empresário Elias Siuffi e de Pedro Narciso, ex-deputado federal. A transferência simbólica da chave foi um pedido do prefeito afastado, Ruy Muniz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81573
De: Copasa Data: Segunda 16/5/2016 17:11:43
Cidade: Montes Claros

Neste dia 17/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 17/05 às 08h do dia 17/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 17/05 às 18h do dia 17/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 17/05 às 18h do dia 17/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 18/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 18/05 às 08h do dia 18/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 18/05 às 18h do dia 18/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 18/05 às 18h do dia 18/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81572
De: Defesa Civil Data: Segunda 16/5/2016 11:21:06
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Haverá detonação na bancada 03 Oeste - Mina JLX-Mineração, em 16/05/16, às 17:00h.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81571
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 14/5/2016 08:50:03
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

E AGORA?

* Marcelo Eduardo Freitas

Após passar pela Câmara dos Deputados, o plenário do Senado Federal aprovou na última quinta-feira (12/05) a abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, do PT. Ao todo, foram 55 votos favoráveis e 22 contrários. O placar surpreendeu, inclusive, aos oposicionistas.

A decisão do Senado implica no afastamento da presidente do mandato por até 180 dias, até o julgamento final pela “câmara alta”. Com o afastamento de Dilma, o vice Michel Temer assumiu o cargo de presidente em exercício. Se tudo acabasse por aqui, não obstante os estragos causados, talvez estaríamos um pouco menos descrentes sobre o futuro de nossa república. Mas as disputas persistem e parece que não vão arredar.

A presidente afastada, em discurso recheado de rancor e em diversos pontos contraditórios, afirmou que o processo partiu de uma oposição "inconformada" com o resultado das eleições e que passou a "conspirar abertamente" pelo seu afastamento: "Tenho sido alvo de intensa e incessante sabotagem. O objetivo evidente tem sido me impedir de governar." Acrescentou, ainda, que o maior risco para o país é ser dirigido por um governo "sem voto, que não tem legitimidade”. E arrematou: “A população saberá dizer não ao golpe. Aos brasileiros que são contra o golpe, faço um chamado: mantenham-se mobilizados, unidos e em paz. A luta para democracia não tem data para terminar. E nós vamos vencer." A indagação que se faz é: como se pode pretender lutar estando em paz? O que é mais estarrecedor: “Aluta... não tem data para terminar”!

Lado outro, em seu discurso de posse, bem ou mal, Michel Temer chegou a asseverar: “Minha primeira palavra ao povo brasileiro é a palavra confiança. Confiança nos valores que formam o caráter de nossa gente, na vitalidade da nossa democracia; confiança na recuperação da economia nacional, nos potenciais do nosso país, em suas instituições sociais e políticas e na capacidade de que, unidos, poderemos enfrentar os desafios deste momento que é de grande dificuldade”.

Caro leitor, e agora? Como cidadão, o que fazer no meio desse turbilhão insano e, por vezes, inconseqüente? Pode a política partidária sobrepor-se aos interesses da nação? Como devemos agir?

Tenho dito e aqui reafirmo, uma vez mais: é preciso seguir adiante. O país necessita de reconquistar a confiança de empresários, demonstrar que vai manter o ajuste fiscal, controlar a inflação e reequilibrar as finanças públicas. É preciso voltar ao trabalho, à produção. Basta de proselitismo político. O momento agora é de coesão nacional. Não em favor de um partido, que fique claro, já que essencialmente são muito parecidos, mas de uma causa: o resgate da moralidade e o crescimento econômico imediato.

Vale registrar, a esta altura, que recentemente o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou que o país precisa superar o atual momento de “turbulência” e “instabilidade” política para voltar a registrar crescimento econômico. No mesmo sentido foram as palavras da economista do Fundo Monetário Internacional (FMI), Teresa Ter-Minassian, para quem “o Brasil não sai da crise econômica se não resolver a crise política”.

Não ostentamos dúvidas, assim, no sentido de que, para alcançarmos a almejada vitória, é necessário crescimento. Devemos engrandecer a fim de que possamos nutrir forças para encarar os desafios que serão colocados na vida dos brasileiros. E serão muitos! Obviamente, é inevitável crescer sem ao menos sentir uma pequena dor, um certo incômodo. Que fique, deste modo, restrito apenas ao campo partidário, da preferência pela bandeira. Mas deixemos o país avançar, sem barreiras ideológicas deletérias, como as que outrora se viu.

A escritora francesa Anaïs Nin dizia que “a vida é um processo de crescimento, uma combinação de situações que temos de atravessar. As pessoas falham quando querem eleger uma situação e permanecer nela. Esse é um tipo de morte”. A página está virada. É preciso sacudir a poeira e seguir em frente. A desordem e as disputas a qualquer custo pesam, bem mais, nas costas dos menos favorecidos. Pensemos nisso. “Amanhã” será um lindo dia... Um dia! Que seja em breve!

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81570
De: Câmara Municipal Data: Sexta 13/5/2016 11:53:03
Cidade: Montes Claros

(...) Na manhã da próxima segunda-feira (16/5) a Câmara Municipal de Montes Claros realiza solenidade de posse do prefeito José Vicente Medeiros. A mudança acontece após a determinação da Justiça Federal no último dia 10, que decidiu o afastamento de Ruy Muniz de suas funções.
A cerimônia será simples e composta por todos os vereadores, familiares e amigos do prefeito. O presidente da Câmara, o vereador Marcos Nem (PSD), fará a abertura do evento com discurso, e logo então o prefeito fará o seu pronunciamento. Em seguida, será concedida entrevista aos órgãos de imprensa presentes.
Vereador por dois mandatos, Zé Vicente, como é conhecido, iniciou sua carreira política no ano de 1982, sempre filiado ao PMDB. Além disso, ele é radialista e apresentador de programas de TV.
A posse terá início às 10 horas, no Plenário da Câmara, na Rua Urbino Viana, 600, no Bairro Vila Guilhermina.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81569
De: Geraldo Mauricio Data: Quarta 11/5/2016 17:31:11
Cidade: Brasilia - Distrito Federal

Meu amigo Zé.

Realmente não sei por que somente eu, entre seus amigos, o chamo de Zé. Seu nome completo é Jose Francisco Ornelas, filho do saudoso gênio Chico Ornelas. Conheci o Zé e nos aproximamos por volta dos anos 70, em nossa cidade natal, Montes Claros.
Posso, sem resto de dúvidas, afirmar que o meu amigo Zé é um homem notável e preenche todos os requisitos dos adjetivos e qualidades que se seguem: Homem recatado, modesto, comedido, simples, tímido e doce como ninguém, dedicado ao trabalho, afeito às responsabilidades, dono de um raciocínio rápido e lógico de dar inveja, perfeccionista, eficiente, despretensioso, curioso, inventor de rara criatividade, mecânico habilidoso, portador de excepcional bom gosto musical, fiel aos amigos, generoso e bom companheiro.
Entretanto, em função do Zé ser prudentemente discreto, nunca soube dos seguintes particulares: as de bom filho, bom pai, bom esposo e bom amante, que completam um perfil de homem perfeito. Mesmo porque, não me dizem respeito porem, dificilmente acreditaria que ele não seja possuidor destas virtudes. Mais que isto, ponho minha mão no fogo por ele.
Passo a contar dois pequenos casos que compartilhamos no nosso passado e que justificam minhas afirmativas e declaração de amor ao Zé.

O som do Viche

Em 1971, abriu o primeiro barzinho Cult e Glamoroso, em Montes Claros, o Viche!. O bar apresentou pela primeira vez no sertão de Minas, uma primorosa seleção de músicas vinda diretamente das boates da capital e do Rio de Janeiro. As fitas foram trazidas pelo Irineu Torres, rapaz da capital que casara com Oneide Queiroz.
Por causa da pouca grana, a minha prima pediu para ajudá-la a montar um som para seu novo empreendimento. Eu não tinha a menor experiência em montar um som profissional, para cinco ou seis ambientes, internos e externos, do barzinho que estava sendo instalado em uma casa velha e seus jardins, da Rua Quinze, no centro da cidade. Esta foi uma demanda justa e certa para as habilidades do Zé. De pronto convidei-o para me ajudar.
Eu havia comprado em Manaus um modernoso Tape Deck, Tecnics RS 275CU, “made in Japan” de 4 canais de áudio, raridade naquela época. Era a única peça que tínhamos disponível. O Zé pensou, pensou e no outro dia apresentou-me a seguinte solução; nem pensar em comprar um power, um equalizador e mesa de mixagem! Não se tinha grana para isto.
Zé estava consertando, para outro amigo músico, um amplificador caixotão à válvulas, próprio para baixo e guitarras, de uns 2000 Watts, usado por um conjunto de rock. Sugeriu que, durante uns dois meses, usaríamos o equipamento da banda que estaria em viagem e depois daríamos um jeito.
Embutimos uns 10 alto-falantes de 12 polegadas no teto de forro paulista da velha casa. O amplificador possuía, no painel frontal, controles de Gain, Overdrive, Bass, Middle, Treble , vibrato, eco e entrada pra microfone.
Durante um ano, com esse equipamento da banda, o som rolava noite e dia fazendo o maior sucesso com a moçada da cidade. O vibrato e o eco, produziam maravilhosos efeitos sonoros que, somente na atualidade, estão sendo usadas pelos melhores” Disc Jookeys”. Grande inovação do gênio criativo!
Um dia Zé retirou o equipamento e devolveu ao amigo. Aí, Irineu já estava cheio da grana e montou um som só seu para substitui-lo, nos divertimos muito!!!

O laboratório fotográfico

Naquele mesmo tempo, o Zé e eu nos tornamos sócios em um laboratório fotográfico. Os equipamentos foram montados na garagem da casa de Fernando Catedral, na Rua Dr. Santos.
O laboratório foi praticamente montado para produzir propaganda comercial através de “shows de slides” que eram exibidos antes das seções de cinema, divulgando os produtos das lojas locais. Os contratos eram vendidos por mim, aos comerciantes e, os “chromos” eram fotografados e revelados pelo Zé, com uma velha máquina de fole 6 x 9, fabricação francesa nos anos 40.
No nosso laboratório fotográfico confeccionávamos também grandes painéis fotográficos com até 3 metros de altura, para feiras e exposições agropecuárias. Coisa de profissionais. Como não tínhamos equipamentos para produzir peças nestes formatos, o Zé inventou um banho de revelação, onde os produtos químicos eram aplicados com chumaço de algodão, e as lavagens realizadas em uma banheira de louça domestica da mãe do nosso locador. Era uma corrida louca para contar os tempos de exposição dos papéis fotográficos. Mas tudo era válido para fazer algum dinheiro naquela época.
Outra linha de produtos, era os “álbuns de retrato”, serviço árduo e honesto porem menos nobre, que fazíamos a cobertura de festas sociais e desfiles de Miss e rainhas para cidades vizinhas menores.
O Zé sempre foi afeto a ilações filosóficas e me lembro bem uma certa vez, em Coração de Jesus, após uma noite de trabalho na festa de Glamour Girl, passamos o resto da madrugada tentando simular uma manifestação de dimensão extrafísica do fenômeno paranormal de experiência fora-do-corpo. Cada um, deitado em sua cama de hotel, ficou horas esperando uma sensação de saída ou escape do corpo físico, através de técnicas de relaxamento e meditação profunda. No dia seguinte pela manhã, estávamos mortos de sono e ninguém tinha conseguido levantar um só centímetro do colchão e ainda tínhamos que fotografar os álbuns de 60 adolescentes.
Outra vez, era a prática de sessões de reflexões sobre interações interpessoais afetivas com pessoas amigas, na porta da capelinha do morro da Malhada Santos Reis, com apenas as luzes da cidade de Montes Claros ao longe e a nossos pés.
Uma das características da personalidade do Zé, é sua impressionante aptidão em lidar com brincadeiras matemáticas, tal como calcular, em segundos, a quantidade de dias, horas e minutos, vividos por uma pessoa. Ou então, a determinação do dia da semana em que a pessoa nasceu, a partir do conhecimento da data de seu nascimento.
Isto tudo não quer dizer que Zé não seja uma pessoa altamente sofisticada, notadamente pela sua preferência por carros especiais, como o seu Volkswagen SP2 da década de 70 e o Jaguar dos dias de hoje, todos dois na cor azul claro.
Esta sofisticação também é percebida pela qualidade de seus equipamentos fotográficos, seus livros, seus discos e seu som sempre valvulado.
Enfim, este é o Chico Ornelas que eu conheci e acho que ainda conheço.

Q.E.D. Quod erat demonstrandum
Geraldo Mauricio, Nenzão

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81568
De: WebTerra Data: Quarta 11/5/2016 20:31:46
Cidade: SP

11/05/2016 às 18h32min - Prefeito de Montes Claros é afastado do cargo - Vice deve tomar posse nos próximos dias - Vanessa Araújo - Foi determinado na tarde de hoje (11), pelo desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o afastamento de Ruy Muniz do cargo de prefeito.
Na terça-feira o pedido de vacância do cargo de Muniz, feito pela professora Iara Pimentel, foi recusado pela Câmara Municipal. Entretanto, foi aceito o pedido do político de se licenciar por 60 dias. No mesmo dia Ruy Muniz foi levado do Presídio Regional para o Prontosocor, com suspeita de princípio de infarto. No mesmo dia, já durante a noite, foi divulgada a informação de que a secretária de saúde, Ana Paula Nascimento, que também estava presa desde o dia 18, seria liberada do Presídio Alvorada, com o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de entrar em prédios da Prefeitura. No entanto, hoje foi divulgado que ela seria liberada pela falta do equipamento de segurança.
Em nota, a Prefeitura de Montes Claros informou que "a decisão do Desembargador Ney Bello já havia sido antecipada pelo Prefeito Ruy Muniz, que, ciente de suas responsabilidades públicas, solicitara licença na Câmara de Vereadores, que aprovou o pedido com ampla maioria. Não há, portanto, fato novo na decisão; e nem surpresa daquele que já o fizera antes."

***

O Tempo - 11/05/16 - 19h55 - TRF concede liberdade provisória para secretária de Montes Claros A decisão é do desembargador federal Ney Bello, relator do processo, que determinou uma série de medidas para a liberdade provisória, dentre elas está o uso da tornozeleira para monitoramento eletrônico - NATÁLIA OLIVEIRA - ISABELA MEIRELES - O Tribunal Regional Federal (TRF) expediu nesta terça-feira (10) um alvará de soltura, concedendo liberdade provisória para a secretária de saúde de Montes Claros (MG), Ana Paula Nascimento, presa pela Polícia Federal em abril. A decisão é do desembargador federal Ney Bello, relator do processo, que determinou uma série de medidas para a liberdade provisória, dentre elas está o uso da tornozeleira para monitoramento eletrônico.
Além desta medida, a secretária também fica proibida de se ausentar de Montes Claros, ela tem que comparecer mensalmente ao juízo federal do município para informar e justificar suas atividades, tem por obrigatoriedade que acompanhar os atos processuais, manter seu endereço atualizado e não pode se comunicar, por qualquer meio, com demais integrantes da administração pública da cidade. Se não forem cumpridas as medidas um novo pedido de prisão pode ser expedido.
A reportagem de O TEMPO tentou contato telefônico com a Secretaria de Estado de Defesa Social(Seds) na noite desta quarta-feira (11) para saber mais informações sobre a soltura da secretária e sobre o uso da tornozeleira, porém não conseguiu.
Entenda o caso
A secretária foi presa no dia 18 de abril durante a operação “Máscaras da Sanidade II – Sabotadores da Saúde”, junto com o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz.
Os dois são acusados de reter dinheiro de hospitais públicos, prejudicando o funcionamento das unidades para beneficiar um hospital particular que é gerido pela família do prefeito.
Ruy Muniz teve um pedido de reconsideração da prisão negado no último dia 4 de maio. Nesta terça-feira (10) ele passou mal foi levado para um hospital da cidade com crise hipertensiva, vômito e vertigem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81567
De: Luiz Ortiga Data: Terça 10/5/2016 17:04:55
Cidade: BRASILIA/DF

H1N1 -GRIPE - Por causa do risco de transmissão a Arquidiocese de BH recomenda a padres que não peçam a fiéis para trocarem cumprimentos durante as missas. Mesmo nas horas de rezar nas igrejas, todo cuidado é pouco. Durante uma missa, entre o Pai Nosso e a Comunhão, é feita a saudação de paz entre os católicos. Nesse momento é recomendado um momento de silêncio e o recebimento da hóstia(eucaristia) nas mãos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81566
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Terça 10/5/2016 17:16:20
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

AS BONECAS TILDAS

Vocês conhecem as bonecas tildas? Elas não têm boca e têm asas. Sabem por quê? Porque elas falam com o coração e quem fala com o coração são os anjos. Bonita alegoria, não?!
Elas são perfeitas para um teste psicológico não apenas com crianças, mas também com adultos.
Nós somos tão barulhentos! Nosso mundo é cheio de ruídos. Tagarelamos demais. E, no entanto, o silêncio fala tudo. Fala através de um sorriso, de olhos brilhantes e amorosos, gestos de afago, mão estendida, abraços, generosidade, lágrimas sinceras.
Vivemos em uma sociedade em que os alaridos histéricos do mundo exterior, muitas vezes, abafam os espaços internos. Esses barulhos ensurdecedores costumam emudecer os silêncios da natureza, dos olhares, das estrelas, da respiração, dos gestos de ternura. E, o pior, nos ensurdecem às falas de nossa essência, levando-nos a perder o contato conosco, com a natureza.
Somente no silêncio vamos conseguir a relação com o nosso ser mais profundo; é este silêncio que abre as possibilidades da paz interior. É na calmaria e no remanso do silêncio que vamos encontrar aquela fonte inesgotável onde estão e se revelam as energias e potencialidades múltiplas.
É preciso que nos treinemos para ouvir os doces sopros do silêncio, para as escutas mais leves e sutis, pela abertura do coração e da mente em estados de calmaria e serenidade.
O silêncio nos remete ao vazio e este vazio é o objetivo de toda meditação. Quando tudo se cala dentro de nós, Deus se manifesta. Como diz um amigo, o Professor e Doutor Miguel Almir de Araújo, “com sua espessura macia, o silêncio nos mergulha nos oceanos de nossos desvãos mais enigmáticos e vastos”.
O silêncio vivifica e fertiliza. Somente no estado de intenso silêncio, somos capazes de ouvir os mistérios do sagrado e comunicarmo-nos com a beleza do cosmos. Tudo de mais profundo só se revela no silêncio. É no silêncio que se revelam os valores mais nobres da vida: a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a humildade, a beleza, a alegria, o amor verdadeiro...
O nosso grande poeta, Tiago de Mello, proclama: ”a couraça das palavras protege nossos silêncios e esconde aquilo que somos”. A melhor maneira de compreender seja lá o que for não é falando e nem ouvindo as palavras, mas auscultando o silêncio.
Lembro aqui, mais uma vez, palavras de nosso amigo, Miguel Almir Araújo: “as janelas do silêncio abrem as portas da escuta, levam à casa da sabedoria. Os silvos do silêncio sibilam canções sagradas nos ermos de meu templo”. Existe uma profunda sabedoria no silêncio.
Arturo Paoli, escritor italiano, escreveu um livro extraordinário sobre a importância do silêncio: “O SILÊNCIO – plenitude da palavra”. O título já diz tudo e remete-nos à sua riqueza.
Vejamos alguns de seus pensamentos preciosos.
Logo no início, ele diz: “O mundo em que vivemos é um mundo contaminado pelos ruídos; se o silêncio é um elemento necessário à espiritualidade, devemos concluir que esta humanidade não é feita para viver espiritualmente”.
É verdade que todo o nosso dia-a-dia é invadido pelos ruídos da televisão, dos carros, das palavras desnecessárias, das pretensas músicas dos rádios e assim por diante.
Entretanto, podemos criar o nosso espaço de silêncio. Se não podemos ter um lugar especial, junto à natureza, acordemos cedo e aquietemos a nossa mente por alguns minutos, esperando que o nosso eu interior nos sussurre o nosso avesso e Deus se comunique, iluminando o nosso dia e a nossa vida. Este é um hábito bastante saudável.
Paoli continua: “A pessoa se constrói no silêncio. (...) Ele é uma disposição interior para ouvir a palavra de Deus: é o símbolo da disponibilidade total. (...) A relação que desfaz todos os nós, que cria uma lembrança gratificante, é silenciosa. (...) O silêncio é ar fresco depois da caminhada no deserto árido, é a harmonia reencontrada, na qual a pessoa se livra daquele mercado ruidoso no qual estamos mergulhados durante o dia”.
O livro é tão lindo, recheado de verdades tão profundas que, se nos deixarmos levar por isto, acabaremos por reescrevê-lo aqui.
Outro livro que nos fala do silêncio, como dos questionamentos da vida moderna, ajudando-nos bastante em nosso processo de crescimento é “Cartas entre amigos”, do Padre Fábio de Melo e o Professor Miguel Challita.
O nosso amado e santo João Paulo II dizia: “Só no silêncio o ser humano consegue escutar no íntimo da consciência a voz de Deus, que verdadeiramente lhe faz livre”.
Pois é, esta a sabedoria a que as bonecas tildas nos remetem. Falar com o coração. Ah, que mundo melhor teríamos se todos falassem com o coração! Se não escondessem através da palavra os seus verdadeiros sentimentos, emoções, pensamentos e intenções...

Maria Luiza Silveira Teles (presidente da Academia Montes-clarense de Letras)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81565
De: Câmara Municipal Data: Terça 10/5/2016 14:25:36
Cidade: Montes Claros

Vereadores votam pedido de licença do prefeito Ruy - Na manhã desta terça-feira (10/5) os vereadores apreciaram, na Reunião Ordinária, o pedido de vacância do cargo de prefeito de Montes Claros apresentado pela professora da rede municipal de ensino, Iara Pimentel, e também o pedido de licença de 60 dias solicitado pelo próprio prefeito Ruy Muniz. Além disso, a sessão tinha em pauta dois projetos do Executivo (P.L. nº 33/2016 e P.L. nº 34/2016) para serem analisados, mas esta votação foi suspensa.
O pedido de vacância foi apresentado na última sexta-feira (6) pela professora Iara, filiada ao PT, sob a justificativa de que o gestor municipal está detido há mais de 20 dias, impossibilitando-o de exercer a função de chefe do Executivo. Ainda no pedido, a servidora pública solicitou a instalação de CLI Processante para cassar o mandato do atual prefeito, visto que o mesmo é acusado de irregularidades na administração pública municipal.
Após a correspondência ser lida pelo secretário da Casa, vereador Cláudio Prates (PTB), foi franqueada aos parlamentares a discussão de ambos os pedidos separadamente. Ao final do debate, os requerimentos foram rejeitados por maioria simples.
Em seguida, foi apreciado o pedido de licença do cargo de prefeito solicitado por Ruy Muniz (PSB). O presidente da Câmara, vereador Marcos Nem (PSD), foi questionado por alguns parlamentares tanto sobre a validade do requerimento quanto sobre o seu conteúdo, uma vez que o mesmo encontra-se impossibilitado de despachar documentos oficiais. Marcos, por sua vez afirmou que o pedido era legal e estava em conformidade com o regimento interno da Câmara Municipal.
Com o requerimento aprovado, o vice-prefeito José Vicente de Medeiros (PMDB) será convocado para tomar posse como chefe do Executivo. O vice terá até 10 dias, contados a partir do momento da convocação para aceitar o cargo e ocupará por um prazo de 60 dias, conforme consta na demanda aprovada pelos vereadores.
Entenda o caso
O prefeito Ruy Muniz foi detido preventivamente no dia 18 de abril, acusado de prejudicar o funcionamento dos hospitais públicos da cidade, e com isso favorecer ao hospital privado de uma rede educacional gerida por sua família. Foi presa também a secretária de Saúde, Ana Paula Nascimento. A decisão foi expedida pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília/DF. O chefe do Executivo está recolhido no presídio regional de Montes Claros.

***

O Tempo - 10/05/16 - 12h06 - Câmara de Montes Claros aprova afastamento de Ruy Muniz - A prefeitura informou já ter sido notificada sobre a aprovação do pedido de licença, mas informou que ainda não há uma data prevista para que o vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente (PMDB), tome posse - CAMILA KIFER - O pedido de licença de 60 dias do prefeito Ruy Muniz (PSB) foi aprovado nesta terça-feira (10) pela Câmara Municipal. O chefe do Executivo do município foi preso pela Polícia Federal (PF) no dia 18 de abril por repasse ilegal de dinheiro. Segundo a denúncia, o político estaria direcionando de forma ilegal um montante de R$ 1 milhão ao seu próprio hospital.
Ainda não há mais informações sobre as circunstâncias da audiência na Câmara Municipal na qual ocorreu a votação e sobre quantos votos o pedido recebeu para ser validado. A prefeitura informou já ter sido notificada sobre a aprovação do pedido de licença, mas informou que ainda não há uma data prevista para que o vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente (PMDB), tome posse.
A solicitação chegou à Câmara Municipal no último sábado (7). Para embasar o pedido, Ruy afirmou que pretende utilizar o tempo para tentar reverter sua prisão e, caso ainda esteja detido ao fim dos dois meses, ela poderá ser renovada. Durante este período ele não receberá o salário.
O chefe do Executivo foi detido pela Polícia Federal um dia após sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), participar da votação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a deputada elogiou o marido, citando o exemplo de gestão.

***

Estado de Minas - 10/05/2016 13:16 - Mesmo preso, Ruy Muniz consegue impedir cassação de mandato - Prefeito de Montes Claros está preso desde o dia 18 de abril, mas conseguiu aprovar licença do cargo por 60 dias e colocar em seu lugar o vice-prefeito José Vicente Medeiros (PMDB) - Iracema Amaral , Alessandra Mello - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, ganhou um fôlego nesta terça-feira para impedir ter o mandato cassado. Muniz está preso desde o último dia 18 abril passado, suspeito de prejudicar hospital público ao privilegiar unidade hospitalar de propriedade da família dele. Por 14 votos a 8 voto, ele conseguiu aprovar, na Câmara municipal, pedido de licença de 60 dias e, ao mesmo tempo, rejeitar dois pedidos para declarar a vacância do cargo de prefeito e, também, a instalação de uma comissão processante para cassar seu mandato.
Com a licença aprovada, Muniz ganha tempo para evitar a perda do cargo, já que o artigo 68 da Lei Orgânica do município diz que o prefeito perde o cargo caso se ausente da cidade por mais de 20 dias sem autorização dos vereadores.
Revogação
Na semana passada, a defesa do prefeito entrou com um pedido de revogação da prisão, mas ele foi negado pela Justiça Federal. Seus advogados vão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça para tentar relaxar sua prisão. Além de Muniz, também foi presa a secretária de Saúde do município, Ana Paula Nascimento. A cidade vem sendo administrada pelo vice-prefeito, José Vicente Medeiros (PMDB). Um dos fundamentos da prisão preventiva é que Muniz estaria ameaçando testemunhas do processo de investigação aberto pelo Ministério Público Federal para investigar as denúncias de irregularidades.
Expulsão
Muniz também deve ser expulso do PSB. A direção nacional do partido solicitou explicações ao PSB em Montes Claros para decidir o destino de Muniz. O partido já queria tomar essa decisão semana passada, mas foi pressionado pela deputada federal Raquel Muniz (PSD), mulher do prefeito, que pediu um prazo. A legenda também quer ouvir a opinião do prefeito de Belo Horizonte e presidente do PSB mineiro, Marcio Lacerda, responsável pela ida de Muniz para a legenda, no começo deste ano. Caso fique sem legenda, Muniz não poderá se candidatar a reeleição.

***

Folha de São Paulo - 10/05/16 - 15h28 - José Marques - Preso há mais de 20 dias, o prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Muniz (PSB), foi afastado do cargo nesta terça-feira (10) pela Câmara Municipal. A decisão vale por 60 dias e foi tomada após o próprio Muniz pedir licença. A prisão foi cumprida pela Polícia Federal em 18 de abril, um dia depois de sua mulher, a deputada Raquel Muniz (PSB), afirmar que o marido "mostra que o Brasil tem jeito" ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. Dos 23 vereadores da cidade, 14 se manifestaram favoráveis ao afastamento do prefeito e oito, contra. O presidente da Casa não votou. Em até dez dias, o vice­-prefeito João Vicente de Medeiros (PMDB) deve assumir o posto interinamente. Ele foi procurado pela reportagem, mas em nota disse que "só dará entrevista após sua posse, que está sendo programada".
Embora o prefeito afastado esteja no presídio regional de Montes Claros, ele chegou a despachar após a prisão, com nomeações e exonerações publicadas no "Diário Oficial". De acordo com as investigações da PF, Muniz é suspeito de inviabilizar a existência e o funcionamento de hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS ao deixar de prestar serviços pela rede municipal. O objetivo, segundo a apuração, seria favorecer um hospital privado que pertenceria aos seus familiares e ao grupo econômico deles.
A operação foi nomeada "Máscara da Sanidade II ­ Sabotadores da Saúde" e também prendeu a então secretária de Saúde Ana Paula Nascimento. Ambos foram denunciados pelo Ministério Público Federal por suspeita de falsidade ideológica, dispensa indevida de licitação, estelionato, prevaricação e
peculato.
`BRASIL TEM JEITO`
No dia da votação do impeachment, a deputada Raquel Muniz disse em seu voto a favor da abertura de processo que tomava aquela decisão "para dizer que o Brasil tem jeito" e que "o prefeito de Montes Claros mostra isso para todos nós com sua gestão".
"É pelo norte de Minas, é por Montes Claros, é por Minas Gerais, é pelo Brasil", afirmou.
Dois dias depois, ela afirmou nas redes sociais que "não há razão jurídica para a prisão preventiva" por não haver risco à ordem pública, perigo de fuga ou qualquer indício de obstrução da Justiça". "Há, sim, razões de outras ordens, não republicanas, que justificam essa investigação", afirmou.
"O meu marido, ao contrário do que está sendo amplamente noticiado, não teve a prisão decretada por motivos de corrupção e quem teve o senso ético de buscar a verdadeira motivação na decisão judicial pode verificar isto", acrescentou.
Já a Polícia Federal diz que a operação foi iniciada após a votação do impeachment porque houve um lapso do Tribunal Regional Federal, que publicou o mandado de prisão em seu site e o documento foi reproduzido pela imprensa local. "Não foi planejado, nada preparado", disse Marcelo Freitas, chefe da PF no norte mineiro.

***


Estado de Minas - 10/05/2016 16:19 - Muniz passa mal e é levado do presídio para hospital - Prefeito conseguiu hoje autorização para se licenciar do cargo por 60 dias. Ele está preso desde o dia 18 de abriL - Luiz Ribeiro - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB) passou mal e foi levado para um hospital da cidade, sob escolta policial. Detido no Presídio Regional de Montes Claros desde o dia 18 de abril, ele foi internado na manhã desta terça-feira no Prontocor com quadro de hipertensão e vômitos. Hoje de manhã a Câmara Municipal de Montes Claros aprovou o pedido de licença de 60 dias solicitado pelo prefeito por 14 votos a oito. Na mesma sessão, os vereadores rejeitaram pelo mesmo placar, o pedido de vacância do cargo e de instalação de uma comissão processante para investigar as denúncias e cassar o mandato de Muniz, apresentado pela professora Iara Pimentel, militante de movimentos sociais.
Muniz ficará licenciado do cargo por 60 dias e nesse período a prefeitura será comandada pelo vice-prefeito José Vicente Medeiros (PMDB). Muniz está preso preventivamente pela suspeita de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para favorecer uma instituição privada de propriedade de sua família dele. Um dos motivos de sua prisão é que ele estaria ameaçando de morte as testemunhas no processo de investigações feitas pela Polícia Federal e pelo Ministério Publico Federal. A defesa nega as acusações e alega perseguição política.
Muniz foi preso em Brasilia, horas depois de a mulher dele votar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff e citar o marido como exemplo de bom gestor. No mesmo dia, ele foi transferido para Montes Claros. Também foi presa a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento. As prisões foram determinadas pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região, de Brasilia.
A Lei Orgânica municipal (artigo 68) diz que o chefe do executivo somente é afastado quando se ausentar do território do município por mais de 20 dias. Por isso, como mesmo preso, ele continua no município, a assessoria jurídica da Câmara Municipal entendeu que ele continuava na chefia do executivo. Mas, o problema é que, sem autorização judicial, o prefeito não poderia assinar atos da gestão pública dentro do presídio.
Na semana passada, a defesa de Muniz entrou com um agravo regimental, negando as acusações pedindo a reconsideração da decisão do desembargador Ney Bello. Mas, o pedido foi negado pelo TRF. Os advogados do prefeito licenciado que vão entrar com pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas não informaram quando o pedido será protocolado e não se sabe quando será julgado.
A Câmara Municipal informou que, com a licença do titular, o vice-prefeito tem 10 dias para tomar posse. Nesta terça-feira, a reportagem tentou falar com o vice-prefeito José Vicente Medeiros, mas a assessoria dele informou que ele estava para a zona rural do município, fiscalizando obras de reformas de estradas vicinais.

***

O Tempo - 10/05/16 - 19h30 - Crise de hipertensão, Ruy Muniz é levado do presídio para hospital
Preso desde abril, o prefeito passou mal na madrugada desta terça-feira (10) e foi socorrido ao hospital Prontocor pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da unidade prisional - JOSÉ VÍTOR CAMILO - O prefeito licenciado de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), está hospitalizado desde a manhã desta terça-feira (10) em um hospital do município do Norte de Minas. Ele, que estava detido desde o dia 18 de abril no Presídio Regional de Montes Claros, foi socorrido pela unidade prisional e se encontra internado sob escolta policial.
Acusado de repassar ilegalmente um montante de R$ 1 milhão ao seu próprio hospital, o político teria sofrido uma crise de hipertensão. A reportagem de O TEMPO tentou contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Montes Claros e com o Hospital Prontocor, para onde o médico foi levado, porém, ninguém foi localizado para repassar detalhes sobre o estado de saúde de Muniz.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) confirma o socorro do político, mas não repassou maiores detalhes sobre o caso. Entretanto, segundo postagem no Facebook da jornalista Fredi Mendes, o prefeito estaria sentindo fortes dores de cabeça e enjoos há cerca de três dias. "Na madrugada de hoje (terça-feira), ele teve uma crise hipertensiva acompanhada de vômitos. Ele foi levado às pressas pelo Samu do Presídio Regional para o Prontocor", disse.
Ainda de acordo com a postagem, Muniz é atendido por um cardiologista e os sintomas seriam associados à problemas no coração e neurológicos, sendo que ele passa por uma bateria de exames. "No local, só é permitida a entrada de médicos. As visitas estão proibidas. Agentes Penitenciários fazem a escolta do quarto e do hospital. A deputada federal Raquel Muniz, que voltaria hoje para Brasília, cancelou a viagem", afirma a jornalista.
Licença
O pedido de licença de 60 dias feito pelo prefeito Ruy Muniz foi aprovado também nesta terça-feira pela Câmara Municipal por 14 votos contra oito. Segundo o presidente da Casa, Marcos Nem (PSD), a sessão ocorreu de forma tranquila e enquanto a oposição fez alguns questionamentos, a base aliada ao prefeito defendeu a licença.
Ainda conforme Nem, a Câmara Municipal tem 23 vereadores e todos votaram, exceto ele, que é o presidente da Casa. Com isso, o vice-prefeito José Vicente Medeiros, o Zé Vicente (PMDB), tem até 10 dias para assumir. "Mas acreditamos que ele deva fazer isso ainda esta semana", disse Nem.
A solicitação da licença não remunerada ao prefeito chegou à Câmara Municipal no último sábado (7). Para embasar o pedido, Ruy afirmou que pretende utilizar o tempo para tentar reverter sua prisão e, caso ainda esteja detido ao fim dos dois meses, a licença poderá ser renovada.
O chefe do Executivo foi detido pela Polícia Federal um dia após sua mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), participar da votação da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, a deputada elogiou o marido, citando-o como exemplo de gestão.

***

UOL/ S. Paulo - 10/05/201618h29 - Preso, prefeito "exemplo" ganha licença de vereadores para evitar sua saída - Rayder Bragon - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), ganhou fôlego para se manter como chefe do Executivo da cidade mineira ao conseguir aprovação de pedido de licença do cargo por 60 dias.
A permissão foi dada nesta terça-feira (10) após votação na Câmara dos Vereadores do município, que fica a 416 quilômetros de Belo Horizonte.
Muniz está preso, desde o dia 18 do mês passado, acusado de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para supostamente favorecer hospital gerido pela sua família. Ele ganhou notoriedade ao ser citado como exemplo de bom gestor público pela mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PSD), durante votação da admissibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff, no dia 17 do mês passado, na Câmara dos Deputados.
Muniz foi preso no dia seguinte à votação pela Polícia Federal, pela operação intitulada "Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde", em um hotel situado em Brasília.
Por 14 votos favoráveis e oito contrários, os vereadores deram aval hoje à licença de Muniz e ainda rejeitaram pedido de vacância do cargo de prefeito, feito por uma professora da cidade filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Pelas leis municipais, a vacância se daria pela ausência de Muniz por mais de 20 dias.
Os parlamentares recusaram também outro pedido da professora, referente à abertura de procedimento para a cassação do atual mandatário.
A vereadora Maria das Graças Corrêa (PT), a Graça do PSF, informou ao UOL que o prefeito licenciado sempre teve maioria na Câmara de Vereadores. Ela, que faz oposição a Muniz, disse ter votado contra o pedido feito por ele para se licenciar.
"Para mim é muito difícil saber que o prefeito de uma cidade do porte de Montes Claros está preso, isso é ruim para o município. Temos a necessidade grande te ter um gestor. Eu acho que deveríamos era ter votado direto a abertura de cassação. Acho que ele deveria ter saído de vez. Uma cidade do porte de Montes Claros não pode ficar sem o seu principal gestor. Não sabemos como vai ser a administração daqui para frente com o vice assumindo`, criticou a petista.
A partir de agora, o vice-prefeito José Vicente de Medeiros (PMDB) assume a prefeitura pelos 60 dias.
Apoio
O presidente da Câmara de Vereadores de Montes Claros, vereador José Marcos Martins de Freitas, o Marcos Nem (PSD), disse ao UOL que Ruy Muniz poderá, ao cabo dos 60 dias, pedir outra licença do cargo. "Eu apoio sua administração".
"Ele [Ruy Muniz] está com os vencimentos cortados. Após os 60 dias, ele pode mandar outro pedido de licença para ser analisado e votado na Câmara. Se ele não tiver resolvido o problema judicial dele, se ele ainda estiver preso, ele pode encaminhar um novo pedido de licença. Porém, tem que ser votado novamente pelos vereadores. Mas se a Justiça o afastar do cargo, não haverá essa possbilidade", explicou.
Nem disse que nesta quarta-feira (10) um ofício será enviado ao vice-prefeito, que tem 10 dias para assumir o cargo de chefe do Executivo municipal.
"A expectativa é que ele possa estar assumindo amanhã ou na quinta-feira (12)", avaliou.
O UOL tentou entrar em contato com o advogado do prefeito, mas não obteve retorno até a publicação dessa reportagem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81564
De: Manoel Hygino Data: Terça 10/5/2016 08:25:22
Cidade: Belo Horizonte

Norte de Minas chega ao Planalto

Manoel Hygino - Hoje em Dia

No ambiente político atual, os fatos sucedem com extrema velocidade, mas no fundo e na realidade, tudo aparentemente continua como dantes. Tem-se de cumprir o ritual, mesmo que os ocupantes do poder digam que há um golpe programado e em execução. O clima é de troca de acusações e de denúncias de arrepiar os cabelos.
Os nascidos em Montes Claros, no Norte de Minas, acompanham os acontecimentos e sua evolução, com especial interesse. Gente daquele extenso pedaço do território não chega à chefia do Executivo nacional, pois o que passou mais perto foi Juscelino, nascido em Diamantina, no Alto Jequitinhonha. E fez bonito.
Observa-se que, com a correr dos dias, há analistas que admitem a presidência da República chegar a uma montes-clarense, que não se devota à política partidária. Refiro-me à ministra Carmen Lúcia Antunes, de família de Espinosa, também naquele fundão, mas efetivamente nascida em Montes Claros.
Com 61 anos, solteira, integrou a Comissão de Ética em Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (sem remuneração, é bom dizer, antes que inventem uma inverdade). Ministra do Supremo Tribunal Federal por indicação de Itamar Franco, acatada por Lula, ela assumirá a presidência do STF, entrando na linha de sucessão, após Levandoswski, cabendo-lhe convocar eleição presidencial, nos termos da Constituição.
A notícia alegra a região, bem pouco lembrada para altos cargos pelos ocupantes do poder de pessoas, e foi comentada pela jornalista Christina Lemos. O presidente da Câmara, afastado, Eduardo Cunha, está impedido agora de assumir a presidência da República, julgado pelo STF em ações penais. A mesma razão barraria também o presidente do Senado, Renan Calheiros, denunciado no Supremo.
Observe-se: “O impedimento dos dois tem base no artigo 86 da Constituição, parágrafo primeiro, que fixa os casos em que um presidente fica suspenso de suas funções: § 1º _O presidente ficará suspenso de suas funções: I- nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II – nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Senado”.
De acordo com o rito, o Senado processa e julga o presidente da República, após acusação formulada pela Câmara. Se isso ocorrer a partir de 10 de setembro, quando a ministra Carmen Lúcia substituirá Ricardo Lewandowski na presidência do STF, será ela quem assumirá a presidência da República no impedimento das demais autoridades. Terá prazo de três meses para convocar eleição direta para ocupação do cargo:
“Art. 81. Vagando os cargos de presidente e vice-presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga”.
Os eleitos – presidente e vice-presidente – completarão o atual mandato, inconcluso, – chamado tampão. Alteração do Código Eleitoral (artigo 22) prevê que esta eleição deve ser direta. O pleito indireto ocorre somente se faltarem menos de seis meses para a conclusão do mandato. Todas estas questões se colocam apenas para o caso de impeachment. Há ações no TSE que buscam impugnar a chapa Dilma – Temer. Neste caso, aplica-se código eleitoral, que prevê a realização de novas eleições”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81563
De: Copasa Data: Segunda 9/5/2016 16:52:45
Cidade: Montes Claros

Neste dia 10/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 10/05 às 08h do dia 10/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 10/05 às 18h do dia 10/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 10/05 às 18h do dia 10/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 11/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 11/05 às 08h do dia 11/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 11/05 às 18h do dia 11/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 11/05 às 18h do dia 11/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 12/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 12/05 às 08h do dia 12/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 12/05 às 18h do dia 12/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 12/05 às 18h do dia 12/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 13/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 13/05 às 08h do dia 13/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 13/05 às 18h do dia 13/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 13/05 às 18h do dia 13/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 13/05 às 18h do dia 13/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 14/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 14/05 às 08h do dia 14/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 14/05 às 18h do dia 14/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 2: De 08h do dia 14/05 às 18h do dia 14/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: De 08h do dia 14/05 às 18h do dia 14/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81562
De: Estado de Minas Data: Segunda 9/5/2016 16:15:37
Cidade: Belo Horizonte

Ruy Muniz pede afastamento de 60 dias do cargo de prefeito de Montes Claros - O pedido será votado na manhã desta terça-feira no plenário da Câmara Municipal da cidade do Norte de Minas - Luiz Ribeiro - O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, encaminhou nesta segunda-feira, à Câmara Municipal da cidade o pedido de licença do cargo por 60 dias. O documento chegou à Casa no fim da semana passada, mas só começou a tramitar nesta segunda-feira. De acordo com a assessoria legislativa, o afastamento será votado em sessão extraordinária nesta terça-feira pela manhã. Se aprovado, já começa a valer.
Muniz está preso preventivamente desde 18 de abril pela suspeita de prejudicar hospitais publicos do município para favorecer um hospital de uma rede educacional da sua família. Um dos fundamentos da prisao preventiva é que ele estaria ameaçando testemunhas do processo de investigacao aberto pelo Ministerio Público Federal e pela Polícia Federal (PF). A defesa nega as acusações e diz que ele é vítima de perseguição política.
A prisão preventiva foi determinada pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Regiao, de Brasília. Tambem foi presa a secretária de Saúde do município, Ana Paula Nascimento. Os advogados de defesa de Muniz entraram com agravo regimental, pedindo a reconsideração da decisão . Porem a cortevdo TRF manteve as prisões.
A defesa do prefeito anunciou que vai entrar com pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Mas não detalhou quando o pedido será ajuizado e ainda não se sabe quando poderá ser julgado.
Ruy Muniz foi preso horas depois de acompanhar a mulher dele, a deputada Raquel Muniz, na sessão da Câmara dos Deputados que votou o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ela citou o marido como exemplo na sessão que foi anulada na manhã de hoje pelo presidente interino da Câmara, deputado Waldir Maranhão.
Muniz continua recolhido em cela especial (por ter curso superior ) no presídio regional de Montes Claros.
Vice assume
O pedido do afastamento dele foi entregue ao presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Nem (PSD), pela procuradora do município, Marilda Barbosa. Se aprovado o afastamento, quem assume interinamente a prefeitura da quinta maior cidade de Minas é o vice prefeito José Vicente Medeiros (PMDB), que é radialista, músico e produtor rural.

***

O Tempo - 10/05/16 - 03h00 - Ruy Muniz pede licença para tentar reverter prisão - Preso desde abril, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PSB), solicitou afastamento do cargo pelo prazo de 60 dias. O pedido foi entregue à Câmara Municipal, que pode aceitá-lo ou não. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, Marcos Nem (PSD), a solicitação do prefeito foi feita no último sábado e será votada hoje pelos vereadores. Se ela for aprovada, o prefeito fica afastado do cargo por 60 dias sem receber o salário. Muniz pediu esse prazo para tentar reverter a prisão e, caso ainda esteja detido ao fim da licença, pode renová-la.
"Com a licença, o prefeito poderá se preocupar com o processo sem precisar se preocupar com a prefeitura”, disse Nem.
Além do afastamento, Muniz deve sofrer outra perda política nos próximos dias. Isso porque, desde que foi preso, a executiva nacional do PSB tem sofrido pressão, principalmente por parte da bancada federal, para que o prefeito de Montes Claros seja expulso do partido. Com a manutenção da prisão feita pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), na última semana, o presidente da sigla Carlos Siqueira teria, segundo interlocutores, decidido pela expulsão de Muniz da legenda.
Em nota, no entanto, o diretório do PSB de Minas Gerais informa que “não tomou nenhum procedimento de expulsão do prefeito de Montes Claros” e afirmou que uma comissão interna, formada pelo deputado federal Tenente Lúcio, pelo deputado estadual Roberto Andrade e pelo prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Ivar, decidirá o destino de Muniz no PSB.
O prefeito de Montes Claros foi preso pela Polícia Federal durante a operação Máscara da Sanidade II – Sabotadores da Saúde. As investigações apontaram que, direta e indiretamente, o político e a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Nascimento, procuraram inviabilizar o funcionamento de três hospitais da cidade.

***

Estado de Minas - 10/05/2016 06:00 - Câmara de Montes Claros decide hoje futuro do prefeito Ruy Muniz - Alessandra Mello - A Câmara Municipal de Montes Claros vota nesta terça-feira o destino do prefeito Ruy Muniz (PSB), preso preventivamente desde o dia 18 de abril durante operação da Polícia Federal, suspeito de tentar prejudicar um hospital público para favorecer um privado que é ligado à sua família. Os 23 vereadores vão votar o pedido de licença de 60 dias enviado nessa segunda-feira (9) pelo prefeito e também a solicitação de abertura de uma comissão processante para cassar seu mandato. O pedido de cassação foi protocolado por um cidadão de Montes Claros, cujo nome não foi revelado.
Caso a licença seja aprovada, Muniz pode ganhar tempo para evitar a perda do cargo, já que o artigo 68 da Lei Orgânica do município diz que o prefeito perde o cargo caso se ausente da cidade por mais de 20 dias sem autorização dos vereadores.
Segundo o presidente da Câmara de Montes Claros, Marcos Nem (PSD), para aprovar a licença e rejeitar o pedido de abertura de uma comissão para investigá-lo Muniz precisa do apoio de 12 vereadores. Na interpretação de aliados do prefeito, como ele está detido no presídio Regional de Montes Claros, não está ausente do município e, portanto, não tem como perder o cargo. A oposição, no entanto, discorda e diz que Muniz não tem como permanecer no comando da prefeitura atrás das grades, já que ele não tem autorização judicial para assinar documentos.
Na semana passada, a defesa do prefeito entrou com um pedido de revogação da prisão, mas ele foi negado pela Justiça Federal. Seus advogados vão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça para tentar relaxar sua prisão. Além de Muniz, também foi presa a secretária de Saude do município, Ana Paula Nascimento. A cidade vem sendo administrada pelo vice-prefeito, José Vicente Medeiros (PMDB). Um dos fundamentos da prisão preventiva é que Muniz estaria ameaçando testemunhas do processo de investigacão aberto pelo Ministerio Público Federal para investigar as denúncias de irregularidades.
Muniz também deve ser expulso do PSB. A direção nacional do partido solicitou explicações ao PSB em Montes Claros para decidir o destino de Muniz. O partido já queria tomar essa decisão semana passada, mas foi pressionado pela deputada federal Raquel Muniz (PSD), mulher do prefeito, que pediu um prazo. A legenda também quer ouvir a opinião do prefeito de Belo Horizonte e presidente do PSB mineiro, Marcio Lacerda, responsável pela ida de Muniz para a legenda, no começo deste ano. Caso fique sem legenda, Muniz não poderá se candidatar a reeleição.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81561
De: Polícia Militar Data: Segunda 9/5/2016 10:50:29
Cidade: Montes Claros

Na data de hoje, 09 de maio, por volta das 01h20, na rua Gregório Veloso, bairro São José em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um roubo a estabelecimentos comerciais.
Segundo a vítima que é vigia em um prédio comercial no local acima citado, por volta das 21h20 dois autores aproximaram da porta com umas caixas dizendo que era uma entrega de mercadoria, momento em que o vigia destrancou a porta para perguntar detalhes daquela entrega, um dos autores mostrou uma arma tipo revólver e anunciou o assalto. Os homens foram até duas joalherias existentes no prédio, levando de uma delas cerca de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) em cheques e R$11.000,00 (onze mil reais) em dinheiro além de várias peças de folheados a ouro. A perícia compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. O rastreamento em busca dos autores continua.
A Polícia Militar orienta aos comerciantes que evitem deixar grande quantia em dinheiro no estabelecimento, restrinja apenas ao que for necessário. Elabore projetos de segurança com seus vizinhos para que possam fazer vigilância mútua. Acione o 190 ao perceber movimentos de pessoas suspeitas próximas ao comércio.

***

No dia 08 de maio, por volta das 13h30, na Av. Nossa Senhora de Fátima, bairro Vila Campos em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um roubo a uma floricultura.
Segundo relatos das vítimas, elas foram surpreendidas por dois indivíduos armados que adentraram no estabelecimento comercial e anunciaram o assalto. Eles subtraíram uma cesta com aproximadamente R$ 30.000,00 (trinta mil reais), celulares, anéis e uma aliança e evadiram do local em uma motocicleta. Durante o rastreamento, policiais se depararam com um dos suspeitos conduzindo uma motocicleta Titan e ao perceber que seria abordado, o suspeito evadiu para o interior do bairro Major Prates, onde abandonou a motocicleta e continuou evadindo a pé. O suspeito foi identificado como sendo um menor de 17 anos. A motocicleta usada pelo menor foi apreendida e é uma HONDA TITAN DE COR VERMELHA DE PLACA GYH-2887, após consulta foi constatado que se trata de produto de roubo do dia 06/05/2016. A Polícia Militar está em rastreamento em busca dos autores.

***

O Tempo - 09/05/16 - 09h48 - Bandidos se fazem de entregadores para roubar R$ 41 mil de joalheria - Valor levado por ele pode ser maior, uma vez que, antes de fugir, suspeitos roubaram outra loja localizada no mesmo prédio, mas a quantia recolhida por eles nesse local não foi divulgada - CAMILA KIFER - A Polícia Militar (PM) está à procura de dois homens que se passaram por entregadores para invadir um prédio comercial e roubar R$ 41 mil de uma joalheria de Montes Claros, no Norte de Minas, na noite deste domingo (9). Uma outra joalheria, que funciona no mesmo local, chegou a ser arrombada, mas o valor levado dessa última loja não foi divulgado.
O vigilante do prédio localizado no bairro São José contou à polícia que, por volta de 21h, dois homens se aproximaram do portão. O funcionário observou que cada suspeito portava uma caixa de papelão. Questionados pelo vigia, eles alegaram que estavam ali para entregar uma mercadoria para uma das joalherias.
Segundo consta no boletim de ocorrência, o vigilante abriu o portão e, ao perguntar mais sobre o carregamento, viu que um dos suspeitos sacou uma arma. Enquanto um dos assaltantes amarrava o funcionário, outro virava para a parede todas as câmeras de monitoramento do prédio.
Eles arrombaram a porta de uma joalheria e lá dentro recolheram cheques, que somados chegavam a R$ 30 mil. Além disso, foram levados dessa mesma loja R$ 11 mil em dinheiro e várias joias.
Antes de deixar o prédio comercial, os suspeitos também arrombaram a porta de outra joalheria, o valor levado desse estabelecimento não foi divulgado.
O vigilante só foi encontrado depois que o alarme de uma das lojas foi acionado e o dono do local ligou para Polícia Militar. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas ninguém foi encontrado ainda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81560
De: Polícia Militar Data: Segunda 9/5/2016 09:37:13
Cidade: Montes Claros

No dia 08 de maio, por volta das 20h40, na rua Queluzita, bairro De Lourdes em Montes Claros, a Polícia Militar registrou um homicídio.
Segundo informações de testemunhas, a vítima, uma menor de 17 anos e mais duas pessoas estavam no local quando um homem chegou atirando. Em contato com uma testemunha, que é namorado da vítima e estava com ela no momento dos disparos, um homem se aproximou deles de forma sutil bem próximo ao muro, e quando estava a oito metros de distância, sacou uma arma de fogo, apontou na direção deles e passou a efetuar disparos. A testemunha relatou ainda que ao ver o autor sacando a arma de fogo já se levantou e correu juntamente com a outra testemunha, sendo que nenhum deles foram atingidos pelos disparos. A vítima também correu, mas em outra direção, porém conseguiu apenas atravessar a rua, sendo perseguida pelo autor que efetuou vários disparos contra ela, a qual caiu e ficou inconsciente. O namorado da vítima tem 19 anos e possui passagens por roubo, furto e uso de entorpecentes, disse não saber da motivação do crime e que não possui desavença com ninguém. Segundo parentes da vítima, um ex-namorado já havia a ameaçado anteriormente. Foi acionado o SAMU que compareceu ao local atestando o óbito da vítima. A perícia também compareceu ao local e realizou os trabalhos de praxe. Foi constatado pelo perito 08 (oito) perfurações, entre entrada e saída, no corpo da vítima. No local foram recolhidos 07 (sete) estojos calibre .380. O rastreamento em busca do autor continua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81559
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 9/5/2016 08:38:28
Cidade: Montes Claros

08/05/2016 às 05h12min – colisão de veículo contra um poste – av. cel luiz maia, nº1015, bairro cintra, montes claros/mg: uma equipe de bombeiros descolocou para atendimento a uma colisão de um automovel contra um poste de iluminação pública. o veículo com 6 ocupantes sendo 2 homens e 4 mulheres, trafegava pela via quando o motorista perdeu o controle do mesmo vindo a colidir com o poste, a colisão vitimou fatalmente uma passageira do sexo feminino. a equipe do corpo de bombeiros retirou as vítimas feridas que estavam presas no interior do carro repassando-as a equipe do samu que se encontrava no local juntamente com a ur-1259 do corpo de bombeiro que conduziram as vítimas ao hospital santa casa. após a remoção das vítimas o local do acidente foi isolado até a chegada da pericia tecnica da policia civil.

***
Polícia Militar - 09h33 - No dia 08 de maio, por volta das 05h, na Av. Cel. Luiz Maia, bairro Monte Alegre em Montes Claros, segundo testemunhas, um automóvel Honda/Fit LX, seguia pela avenida citada, no sentido centro/bairro Jardim Palmeiras, quando o condutor teria perdido o controle direcional do veículo vindo a chocar contra um poste de iluminação pública. O SAMU foi acionado e compareceu ao local, atestando o óbito da vítima fatal, uma mulher de 19 anos. Todos os ocupantes do veículo: duas mulheres, uma de 34 e outra de 21 anos, foram socorridas pelos Bombeiros; e os três homens, o condutor de 32 anos, um de 28 e outro de 42 anos, também foram encaminhados ao hospital. No interior veículo havia várias latas de cerveja e outras bebidas alcoólicas. Compareceu ao local a perícia, que fez os trabalhos de praxe e liberou o corpo da vítima para funerária. O veículo foi apreendido e removido ao pátio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81558
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 9/5/2016 00:54:27
Cidade: Montes Claros/MG

Violência que domina nossa cidade: - Posso até estar errado, mas, não podia me furtar. Sinto a necessidade de externar a minha repulsa acerca da violência que assola nossa cidade.
Agora há pouco. Por volta das 22:00 (08/05), mais uma jovem foi assassinada no Bairro de Lourdes em Montes Claros . Que me perdoem meus amigos e irmãos. Montes Claros virou um campo de batalha.
Reconheço os esforços das Policias; porém, o holocausto é visível e provavelmente não há uma luz no fim do túnel. - Onde está a falha?
Drogas, estupros, assaltos, furtos, sequestros, estelionatos, tiroteio, saidinhas, motos e carros tomados em assaltos e proprietários ficando reféns dos ladrões. - Tudo está acontecendo.
- Montes Claros está demais!
– Ó meu Deus!! Estamos atordoados de tanto medo.

- Salva- nos senhor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81557
De: Engenheiro Eletricista Data: Sábado 7/5/2016 15:21:57
Cidade: Montes Claros/MG

(...) Com referência à mensagem nº 81555 e analisando alguns índices gerenciais publicados pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, podemos constatar que a Qualidade do Serviço prestado pela CEMIG em Montes Claros permitiu que o DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor fosse de 9,71 horas/ano/consumidor, em 2015, inferior ao da CEMIG-D, que foi de 11,53 hs/a/cons e ao da CEB-DIS, Companhia de Eletricidade de Brasília/DF, igual a 15,50 hs/a/cons. Este índice (DEC), juntamente com o FEC - Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor e o DGC - Duração Global de Continuidade (que contempla o DEC e o FEC), são os mais importantes dos Sistemas Elétricos. No DGC, que elenca o ranking das Concessionárias de Distribuição, a CEMIG ocupa o 13º lugar e a CEB-DIS o 30º lugar, entre 36 Concessionárias de Grande Porte, também em 2015. Estes comentários são para dizer também que os Sistemas de Distribuição são compostos de Conjuntos de Subestações, cada uma com os seus índices DEC e FEC individuais e que compõem o DEC e FEC do Sistema global de cada Concessionária. A CEMIG tem 271 Conjuntos e 8.074.774 consumidores, sendo 169.753 em Montes Claros. A CEB-DIS tem 19 Conjuntos e 992.250 consumidores. No caso da CEMIG, o DEC mais baixo em 2015 foi do Conjunto/Subestação BH Centro, com 2,08 hs/a/cons e o mais alto foi de Buritis 2, com 45,55 hs/a/cons. E na CEB-DIS o DEC mais baixo foi de Brasília/Geral, com 2,72 hs/a/cons e o mais alto foi de São José, com 41,90 hs/a/cons. Isto significa que os diversos Conjuntos de Consumidores têm, cada um, seu desempenho característico e são permanentemente alvo de análises, estudos, projetos e obras de manutenção e melhoramentos, visando manter os índices gerenciais em níveis os mais aceitáveis, mas devido a várias limitações, não se consegue zerar (isto seria o ideal) esses índices em toda a área atendida pela Concessionária ou pelos diversos Sistemas de Distribuição de sua área de atendimento. Depende, por exemplo, da disponibilidade de recursos financeiros, de estudos de rentabilidade dos investimentos, da classificação dos consumidores atendidos em função de densidade de carga por área atendida, conforme Normas Técnicas das Empresas e sempre em função das exigências da ANEEL, além dos Planejamentos Estratégicos das Concessionárias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81556
De: Marcelo Eduardo Freitas Data: Sábado 7/5/2016 00:00:39
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

O ALTO PREÇO DA DIGNIDADE

* Marcelo Eduardo Freitas

O conturbado cenário nacional nos remete a uma análise aprofundada do conceito de dignidade e o seu verdadeiro sentido em tempos de declínio moral. O filósofo alemão Immanuel Kant dizia que a dignidade é o valor de que se reveste tudo aquilo que não tem preço, ou seja, que não é passível de ser substituído por um outro equivalente. É, assim, uma qualidade inerente aos seres humanos, enquanto entes morais e éticos.

Com o passar dos tempos e diante da facilidade advinda da tecnologia, passamos a minimizar o sentido de certos adjetivos que deveriam nortear as nossas condutas e percepções diárias. Creio que de maneira defensiva, a fim de justificar ou suavizar os efeitos da (ir)responsabilidade atrelada a nossos atos. É mais fácil, assim, acreditar que de nossas condutas não advirão conseqüências. Se vierem, serão abrandadas pelo esquecimento. “O povo tem memória curta”.

A velha máxima de que “os fins justificam os meios” impera em nossa combalida sociedade como nunca. Buscamos justificar os atos impensados, as maldades tramadas e as omissões covardes, como se delas não adviessem terríveis consequências. Mas assim caminha a humanidade. Estamos sensivelmente perdendo a essência do que vem a ser dignidade.

Em tempos corridos, para alcançarmos um objetivo, pouco importa o que sente o próximo. Muitas pessoas acreditam que somente o seu problema é relevante e digno de resolução, enquanto os problemas sociais, as dificuldades alheias, a desgraça do outro, são vistas como meros dissabores.

A inversão de valores e conceitos estão transformando as gerações mais novas, apodrecendo-lhes a esperança em algo melhor. Recentemente, recebi um vídeo em que uma jovem de dezoito anos, recém completados, presa por tráfico interestadual de drogas, zombava e menosprezava da situação de prisão em que se encontrava.

A moça em questão estudava em um dos melhores colégios particulares da cidade e vinha de uma família de classe média alta, fato por ela mesma confirmado. Em determinado momento da reportagem, a jovem canta um funk, e muito alegre diz que errou e que a vida é assim: “Em alguns dias a pessoa vence e em outras ela perde...”.

O que se vê, de maneira cristalina, é que aquela jovem não tem qualquer parâmetro de dignidade. Perdeu a essência. Não tem noção das suas ações, das responsabilidades e conseqüências advindas delas. Mas essa moça, aqui retratada à guisa de exemplo, também representa aquele que sai bêbado da balada e assume a direção de seu carro, sem pensar nos resultados. O que deixa de prestar socorro a alguém porque simplesmente não quer perder o precioso tempo, que a tudo é mais relevante. O que finge que não vê o erro e continua a cometê-lo. Enfim, a moça, relatada acima, apenas externou o que muitos hoje fazem como se certos fossem. Alguns, lado outro, dizem arrepender-se, quando são surpreendidos. Será? Por que não corrigiram antes? Em incontáveis ocasiões ouvi de pessoas que viviam do erro dizer que “é a primeira vez”. Não era!

Agregada a essa falta de “noção da realidade”, temos também aquela parcela de pessoas que acreditam que tudo deve ser muito fácil. Buscam um atalho e tentam passar por cima de tudo e de todos para se chegar aonde quer. Não se estuda mais, trabalho se confunde com emprego, o “correr atrás” foi ultrapassado pelo “vamos aguardar para ver como é que fica”. Isso é terrível!

Aprendi, desde cedo, com meus pais, que dignidade é coisa que vem de berço. Não se compra, não se vende. É a firmeza no caráter. É o propósito na construção de ideais. É o agir corretamente, sem tirar vantagens. É percorrer o caminho mais longo, ainda que mais penoso. É manter a serenidade ainda que pereça o mundo. Ser digno é algo sublime. Valores incalculáveis na esfera moral e espiritual revestem a trajetória daqueles que adotam esta postura. Precisamos fazer com que as ações de homens e mulheres dignas sejam aquelas que, de fato, mereçam a atenção das gerações vindouras.

Em suas reflexões poéticas sobre o desconcerto do mundo, Luís de Camões nos relega lições que se encaixam como luvas à idéia central proposta no texto:

"Os bons vi sempre passar / No Mundo graves tormentos; / E para mais me espantar, / Os maus vi sempre nadar / Em mar de contentamentos”.

Eis o preço da dignidade. Se estiver disposto a pagar, aceite a cruz dos graves tormentos.

(*) Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81555
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 6/5/2016 19:26:11
Cidade: Brasília

As notícias de Montes Claros que nos chegam, falam da constante falta de energia elétrica na cidade o que é nada mais que transtornos para a população. Com o advento de 3 Marias, acreditávamos que o problema de energia elétrica havia terminado. Parece um problema sem fim. A minha geração que fazia o curso científico (versão antiga do 3º ciclo) em 1953, teve que abandonar Montes Claros em busca de cidades que tivessem este curso noturno. Afinal tínhamos que trabalhar durante o dia. Mais de sessenta anos se passaram e o problema persiste. Uma vergonha!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81554
De: Carlos César Borges de Araújo Data: Quinta 5/5/2016 14:08:27
Cidade: Montes Claros

Tenho constantemente, lido notícias a respeito de motoqueiros assaltantes, Eu, simplesmente, quando estou dentro de algum estabelecimento, seja lotérica ou qualquer outro tipo de comércio, e entra alguém de capacete, já fico completamente transtornado com a situação, sei que às vezes, não passam alguma viatura em determinado instante, mas gostaria de fazer aqui um apêlo, para que as viaturas tão logo depare com algum elemento entrando em qualquer comércio, por mais simples que seja, os militares transitando em suas rotinas de trabalho, parassem para solicitar do elemento a retirada do capacete, percebí inclusive avisos em alguns locais, Proibido uso de Capacete, mas mesmo assim, o ignoram. Fica o apelo, e agradeço pela compreensão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81553
De: Jornal Agora MS Data: Quinta 5/5/2016 13:27:27
Cidade: Dourados/Mato Grosso do Sul

PRF apreende 68 quilos de cocaína em cilindro de ar nos freios de carreta - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu por volta das 22h desta quarta-feira, 68,5 quilos de cocaína em uma na carreta Volvo/FH 440 6X2, atrelado a um semi reboque bi-trem. O condutor, um homem de 44 anos, morador de Iperó/SP, disse que esteve em Ponta Porã no dia 02 de maio a procura de frete.
Neste dia, ele contou que conheceu um homem que não soube identificar, nas proximidades do local onde se faz o transbordo de mercadorias para o Paraguai, próximo a Receita Federal. Este homem teria oferecido a quantia de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) pelo transporte da droga até Montes Claros/MG. A droga foi localizada em compartimento oculto dentro do cilindro de ar comprimido, sob a carroceria do reboque.A ocorrência foi na BR 463, km 68, em Ponta Porã, e foi encaminhada à Polícia Federal de Ponta Porã.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81552
De: Nonato Data: Quinta 5/5/2016 09:45:51
Cidade: Montes Claros/Mg

Pasmém,a Copasa na data de 22/03 também efetuou a troca do hidrometro de minha residencia no bairro Cidade Nova deixando debaixo do portão uma fatura no valor de R$ 20,41,com vencimento em 28/03,e na data de 29/04 ou seja já com um dia de vencida uma fatura no valor de N$ 117,74,o que é um absurdo e ainda no canto esquerdo da fatura uma mensagem dizendo " uso atipico de água, conforme resolução 40 da ARSAE-MG.verifique vazamento". o que na verdade não há vazamento algum,mesmo porque ainda existe o revezamento de distribuição da água como é postado todos os dias pela Copasa neste mural,pedimos socorro ao Ministério Público

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81551
De: Deputado Paulo Guedes Data: Quinta 5/5/2016 10:18:34
Cidade: BH

A partir desta quarta-feira (04/05/16), o secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, retorna à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).No seu terceiro mandato como deputado estadual e tendo em vista o conhecimento técnico e a experiência direta na administração pública, Paulo Guedes irá contribuir nos debates em torno da nova fase da reestruturação administrativa promovida pelo governador Fernando Pimentel. Com a mudança na Sedinor, passa a responder pela pasta a secretária-adjunta, Juliana Pacheco, que dará continuidade a todos os programas e projetos da Secretaria.
(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81550
De: Prefeitura Data: Quarta 4/5/2016 20:19:57
Cidade: M. Claros

A defesa do prefeito Ruy Muniz informa que houve o julgamento do agravo regimental que manteve a prisão do prefeito. A decisão do tribunal não foi unânime. Será interposto habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça nos próximos dias. Estamos confiantes no poder judiciário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81549
De: Luiz Fonseca Data: Quarta 4/5/2016 19:01:16
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

Sugiro a população de Montes Claros que fique atenta às contas da Copasa, visto que por dois meses seguidos recebi contas proximas a R$ 200,00 reais quando na realidade tratava-se de obra paralisada e com informação da própria Copasa de consumo "zero`. Nas duas oportunidades tive que recorrer à empresa para que o valor mínimo fosse cobrado. Algo estranho está acontecendo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81548
De: Alan Data: Quarta 4/5/2016 17:21:09
Cidade: montes claros  País: Brasil

Srtª Nanda Azevedo msg 81546, também percebi isto em minha conta. Consumimos entre 6 e 7 mil litros/mês que se refere a R$ 36,00 e ontem minha conta chegou com o um consumo de 11 mil litros que se refere a R$ 64,00. Outra situação que percebi foi a troca do hidrometro, a numeração do atual é bem maior do que o antigo, pode ser que tenha contribuído para tal fato. Enfim, racionamento de agua, prestação de serviço mal feita, aumento no valor da conta e isto é o que a copasa nos oferece. Totalmente indignado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81547
De: Deputado Tadeu Martins Leite Data: Quarta 4/5/2016 17:07:13
Cidade: Montes Claros

Em alinhamento com o Governo do Estado de Minas Gerais e visando contribuir nas discussões sobre a reestruturação administrativa proposta pelo governador Fernando Pimentel, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, retorna hoje (04/05/16) à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, onde vai continuar seu trabalho como deputado estadual em defesa dos interesses dos cidadãos mineiros. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81546
De: Nanda Azevedo Data: Quarta 4/5/2016 16:59:40
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Sr Ivan (81543) Também notei isso em minha conta,ontem a Copasa informou que o restabelecimento da água no bairro Independência seria as 18:00 porém as 22:00 fui conferir meu hidrômetro e lá estava o mecanismo rodando, fiquei muito feliz pois pensei que era a água que já havia chegado, mas para minha decepção ao abrir a torneira do quintal fiquei mais de 30 minutos ouvindo o barulho do ar e água mesmo nem uma gota. Até meu cachorro ficou brincando com o ar que saia da torneira vazia. E assim ficamos refém da copasa, pagando para eles o ar, e a péssima qualidade de água que eles nos fornecem. Detalhe: Minha conta de R$22,00 veio R$56,00 e não posso nem pensar em pagar com ar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81545
De: Polícia Militar Data: Quarta 4/5/2016 12:57:56
Cidade: Montes Claros - MG

NOTA À IMPRENSA: OCORRÊNCIA REGISTRADA EM UNIVERSIDADE DE MONTES CLAROS - A Polícia Militar foi acionada na noite de ontem, terça-feira, 03/05, por volta das 20h, mediante solicitação de um professor, para atuar numa manifestação ocorrida em uma universidade, no bairro Todos Santos, em Montes Claros, quando alunos promoviam algazarras como gritarias, batuques com instrumentos de percussão e ainda praticando atos de vandalismo, chutando as portas das salas no intuito de atrapalhar e impedir o andamento das aulas. No momento da manifestação, havia no Prédio I da universidade, cerca de 10 (dez) turmas, perfazendo um total de aproximadamente, 300 (trezentos) alunos, os quais estavam em plena atividade.
Os militares inicialmente, conversaram com os possíveis organizadores do movimento, orientando-os quanto à necessidade de se manifestarem legitimamente, sem atrapalhar o andamento das aulas.
Entretanto, foi identificado um manifestante exaltado que incitava os demais a continuar promovendo as algazarras, e na tentativa de prisão deste, outro manifestante de 22 anos, tentou impedir a atuação policial, puxando os braços dos militares e empurrando a equipe para que esta não chegasse ao cidadão.
Face à desobediência/resistência do manifestante, ele foi preso em flagrante delito. O jovem que incitava os demais, conseguiu se desvencilhar dos militares e evadiu do local não sendo mais localizado.
No momento da condução dos manifestantes para Delegacia, uma jovem de 21 anos, se dirigiu a um dos militares, desacatando-o, com insultos e palavras de baixo calão, motivo pelo qual ela também foi conduzida.
A Polícia Militar de Minas Gerais enfatiza que pauta sua atuação nos limites legais, garantindo o direito de manifestação, o direito ao trabalho e ao sossego alheio no desenvolvimento de suas atividades.
A ação da Polícia Militar foi norteada pelos princípios constitucionais e institucionais que regem a atuação de seus integrantes.

Montes Claros/MG, 04 de Maio de 2016.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81544
De: Saraiva Data: Quarta 4/5/2016 08:54:04
Cidade: M.Claros

Após período de parada para reformulação, o GRUPO DE SERESTA JOÃO CHAVES retorna suas atividades com apresentação no dia 06/04/16-Sexta Feira- as 21:00h nas barraquinhas das festas da Igreja Nsa.de Fátima-Bairro Delfino Magalhães.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81543
De: Maria Luiza Silveira Teles Data: Terça 3/5/2016 20:45:59
Cidade: Montes Claros - MG  País: Brasil

A VIDA É COMO AS CEREJEIRAS

Quando estamos lendo um bom livro, com uma história envolvente e que nos provoca emoções indescritíveis, não queremos que ele chegue ao fim. Quando vemos um belo filme, também sentimos o mesmo. Uma linda noite de amor, daquela que sentimos que somos apenas os dois no mundo e que o mundo lá de fora nem existe... Ah, como gostaríamos que o tempo parasse e que ela jamais terminasse! Não é verdade?
No meu tempo de jovem, lembro-me bem de uma música linda que dançávamos juntinhos, de rosto colado! Sua letra dizia assim: “relógio não marque as horas, porque vou enlouquecer, ela se vai para sempre quando amanhecer outra vez. Relógio detém teu caminho porque a minha vida se extingue. Segura o tempo em tuas mãos, faça desta noite perpétua para que nunca amanheça”. Como gostaríamos de deter o tempo! Mas, isto é algo impossível!
Os japoneses apreciam tanto as flores das cerejeiras não apenas porque elas são belíssimas, mas porque são efêmeras como a própria vida e sempre voltam na outra primavera. Isto é o melhor: apreciar a vida enquanto ela existe e saber que ela só termina aqui, mas que muitas e muitas primaveras haverão de fazê-la florescer em outras paragens.
As crianças e os jovens vivem como se cada momento fosse eterno. Porém, quando chegamos a certa altura da vida, a consciência de que o fim se aproxima torna-se aguda em nós. Por isso, vivemos a buscar o passado como se apenas ele fosse belo e gostoso. Mas, não. A vida, em qualquer tempo, é sempre bela! Todo ciclo termina e novo ciclo se inicia. Aí está sua maior beleza.
O bom, o bom mesmo seria que, em qualquer ocasião, nos lembrássemos de que esta é a oportunidade que temos de conviver com os que amamos, de realizar nossos sonhos, de fazer o Bem, de construir algo, de adquirir conhecimento, de aprender a amar, de deixar nossos rastros no Caminho.
Tão efêmera é a vida e tantas vezes a desperdiçamos com lamúrias, com atos impensados de consequências tristes, com mergulhos em prazeres que nos deixam vazios.
Seria bom que não nos esquecêssemos de que todas as nossas dores e alegrias e toda a beleza e iniquidade da vida e do ser humano têm como palco um ponto infinitesimal de poeira cósmica no Universo. E, ainda, que um universo tão vasto e belo é o da nossa interioridade que temos por obrigação desenvolver e expandir, pois os talentos e dons foi a Vida que nos deu de presente. Devemos ter abertura para a poesia do existir para que, com a morte, possamos repetir as palavras do poeta Tagore: “Terra minha, cheguei à tua praia como estranho; vivi em tua casa como hóspede e agora me despeço como amigo”. Limpos e puros para entrarmos na casa do Pai e sermos recebidos pelos anjos.
Maria Luiza Silveira Teles (presidente da Academia Montes-clarense de Letras)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81542
De: Ivan Data: Terça 3/5/2016 18:20:49
Cidade: Montes Claros MG  País: Brasil

Depois que a Copasa passou a alternar o fornecimento de água, simplesmente o consumo mensal da minha casa passou a ficar maior.O consumo que sempre variava entre 12.000 a 15.000 litros, passou para 18.000, sendo que o número de moradores é o mesmo. Pelo jeito, estou pagando ar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81541
De: Luiz Data: Terça 3/5/2016 18:09:43
Cidade: M. Claros

Conceituada pizzaria de M. Claros foi assaltada pela quarta vez. Fica em área nobre, no (...). Sexta-feira, por volta da meia-noite, os ladrões armados chegaram de novo, com toda selvageria. Poucos são os assaltos revelados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81540
De: Observador Data: Terça 3/5/2016 14:43:34
Cidade: Montes Claros/MG

O tremor de terra, de ontem, 02/05/2016, às 6h21m, com epicentro próximo a Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve magnitude inicialmente publicada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, de 4,2 graus Richter. Depois foi rebaixado para 3,7°R. O mesmo fenômeno, conforme registro abaixo reproduzido, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, teve magnitude de 3,5°R. Portanto o tremor de maior intensidade em Minas Gerais, registrado em 9/12/2007, é o de Caraíbas, com 4,9°R, seguido do de 19/5/2012, em Montes Claros, com 4,2°R.

Betim/MG
usp2016ippx

Hora de Origem: 2016-05-02T09:21:16Z
Latitude: 19.91°S
Longitude: 44.25°W
Profundidade: 0km (fixada)
Modo: Manual
Revisor: jroberto
Magnitude: 3.5 mR

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81539
De: Luiz Ortiga Data: Terça 3/5/2016 11:26:33
Cidade: BRASÍLIA/DF

Piratearam o celular da mulher do vice-presidente Temer. Esses "hackers" não perdoam. Limparam o arquivo da bela senhora. A Polícia Civil de SP está encarregada do caso.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81538
De: Copasa Data: Segunda 2/5/2016 16:41:37
Cidade: Montes Claros

Neste dia 03/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 03/05 às 08h do dia 03/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 03/05 às 18h do dia 03/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 03/05 às 18h do dia 03/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 05/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 05/05 às 08h do dia 05/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 05/05 às 18h do dia 05/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 05/05 às 18h do dia 05/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 06/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 06/05 às 08h do dia 06/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 06/05 às 18h do dia 06/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 06/05 às 18h do dia 06/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 07/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 07/05 às 08h do dia 07/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 07/05 às 18h do dia 07/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 07/05 às 18h do dia 07/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

***

Neste dia 08/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 08/05 às 08h do dia 08/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 2: Das 08h do dia 08/05 às 18h do dia 08/05
Bairros: Maracanã, Nossa Senhora das Graças, Conj. Habit. Jose Correia Machado, Ciro dos Anjos Conj. Habit. Joaquim Costa Vila Campos, D. Gregória Vila Atlântida, Bela Vista, Jardim Panorama I e II, Vila Oliveira, Barcelona Park, Nova Morada, Melo, Todos os Santos I e II, Edgar Pereira, Vila João Gordo, Cintra, Roxo Verde, Vila Ipiranga, Bairro de Lurdes, Vera Cruz, Esplanada, Santa Laura, Interlagos Monte Alegre, Alcides Rabelo, Monte Carmelo, Santo Amaro, Conj. Habit. Alterosa II, Jardim Palmeiras, Santa Lucia I e II.
REGIÃO 4: Das 08h do dia 08/05 às 18h do dia 08/05.
Bairros: Morrinhos, Morada Do Parque, Morada Da Serra, Jardim Liberdade, Augusta Mota, Parque Jardim Morada do Sol, Parte Alta Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Geraldo, Major Prates, Santa Rita I e II e Parte Alta Do Sumaré, São Judas I e II Vila Greicy, Ciro dos Anjos, Conj. Habitacional Joaquim Costa.

***

Neste dia 09/05/2016, serão fechados os registros que abastecem os bairros:
REGIÃO 3: De 01h do dia 09/05 às 08h do dia 09/05.
Bairros: Parte alta Planalto, Universitário, Vilage do Lago II, Nova América, parte do Guarujá, parte alta do Bairro Jardim Primavera, Jardim Alegre.
REGIÃO 1: Das 08h do dia 09/05 às 18h do dia 09/05.
Bairros: São Jose, Alto São João, Vila Regina, Renascença, Conjuntos Habitacionais Tancredo Neves, Santa Cecília e floresta, Alice Maia, Vila Exposição, Centro, Vila Anália, Novo Delfino, Belvedere Santo Antônio I e II, Jardim Olímpico, Conj. Havaí, Santos Reis, Vila São Francisco de Assis, Vila Antônio Narciso, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Áurea, Santa Eugenia, Eldorado, Vila Castelo Branco, Jardim Alvorada, Vila Sumaré, Dr. Antônio Pimenta, Nossa Senhora de Fátima, Delfino Magalhães, Santa Rafaela, Vila Telma, Vila Sion, Alto Da Boa Vista, Conj. Habit. Jose Carlos de Lima, Dr. João Alves, Maria Cândida, Carmelo, Grande Independência e Adjacentes, Jardim São Geraldo II, Mangues, Condomínio Gran Royalle Pirâmide, Residencial Sul Ipês, Amazonas, Jardim Brasil.
REGIÃO 5: Das 08h do dia 09/05 às 18h do dia 09/05.
Bairros: Morada do Sol, Santo Expedito, Cândida Câmara, Funcionários, Ibituruna, Vila Guilhermina, Cidade Nova, Jardim São Luiz, Vila Santa Maria.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81537
De: Celira Fonseca Data: Segunda 2/5/2016 15:33:51
Cidade: Belo Horizonte

(...) O Mercantil do Brasil está com vagas abertas para trabalhar em Januária (MG), onde será inaugurada uma agência da instituição financeira em julho. O MB busca por estudantes ou formados em curso superior de graduação, com preferência em Administração, Contábeis, Economia, Engenharia de Produção e Áreas da Comunicação.O período de inscrição vai até 06 de maio e pode ser feito pelo site mercantildobrasil.com.br/curriculo. São vagas para atendimento e supervisor, com benefícios diferenciados.(...)A expectativa é identificar pessoas que residem na cidade, gostem de atendimento ao público, tenham boa comunicação, proatividade, espírito de equipe, dinamismo, foco em resultados e que queiram fazer carreira na instituição.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81536
De: Ivanete Pereira Santos Data: Segunda 2/5/2016 11:54:59
Cidade: Janaúba - MG - Região do Jaíba  País: Brasil

(...) Como entidade de Governança da fruticultura do Norte de Minas Gerais, vimos expressar a indignação dos produtores rurais representados pela Abanorte - Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas. Infelizmente as frutas com qualidade e origem certificadas Região do Jaíba produzidas pelos produtores rurais estabelecidos em nossa região não tem condições de infraestrutura de estradas para chegar aos grandes centros consumidores com a qualidade que produzimos. Além disso, todas as pessoas envolvidas na produção, comercialização e prestação de serviços a esta importante cadeia produtiva que gera milhares de empregos e milhões em renda anualmente, colocam diariamente sua vida em risco ao trafegarem por estradas extremamente precárias entre Jaíba e Matias Cardoso - MG 401. Senhores governantes, clamamos por recuperação imediata deste trecho! A comercialização de nossas frutas não pode parar e os altos padrões de qualidade que precisamos alcançar precisam ser preservados até o destino final. O Norte de Minas é altamente beneficiado com a agricultura irrigada e necessita de forma imperativa de uma ação efetiva para solucionar definitivamente os problemas logísticos enfrentados.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81535
De: Observador Data: Segunda 2/5/2016 10:14:16
Cidade: Moc/MG

Observatório Sismológico da Universidade de Brasília acaba de alterar a magnitude do tremor de terra ocorrido hoje nas proximidades de Esmeraldas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, às 6h21m, baixando de 4,2 para 3,7 graus Richter:

02-05-2016 - M 3,7 Esmeraldas(MG)E-mail
Detalhes
Escrito por Iago
Data: 02 de Maio de 2016 (123)

Hora de origem: 09:21:16 (UTC)
Hora (Horário Brasília): 06:21:16
Epicentro: Próximo ~ 20km Betim (MG)
Lat.: -19,80º - Long.:-44,31º (Erro: ± 1km) - Prof. 10 km (fixa)
Fases usadas : 53
Magnitude: 3,7 mR

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81534
De: Fernando Data: Segunda 2/5/2016 08:45:58
Cidade: M. Claros

Seg 02/05/16 - 8h - Observatório confirma tremor de terra, de 4,2 graus, nos arredores de BH; há relatos de Contagem, Betim, Esmeraldas e Ribeirão das Neves. Januária tremeu dia 28
Não há dúvida de que os tremores estão caminhando. Há 9 anos, sacudiram a região de Januária, onde uma criança morreu - a única morte causada por terremoto no Brasil. Depois, vieram os tremores em M. Claros, que caminharam em direção a BH.
Um detalhe: este tremor de hoje é do tamanho do maior verificado em M. Claros, na faixa dos 4 graus. O de BH, seus arredores, é de 4,2 graus.
E o que dizem os especialistas?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81533
De: Observador Data: Segunda 2/5/2016 08:38:30
Cidade: Moc/MG

Registros dos tremores de terra mais recentes em Minas Gerais, conforme o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília:

02-05-2016 - M 4,2 Esmeraldas(MG)

Data: 02 de Maio de 2016 (118)
Hora de origem: 09:21:18 (UTC) (LocSat)
Hora (Local Primavera do Leste): 06:21:18
Epicentro:Próximo a Esmeraldas-MG
Lat.: -19,86º - Long.:-44,28º (Erro: ± 2km) - Prof. 10 km (Fixo)
PHASES Usadas : 24
Magnitude: 4,2 mR

28-04-2016 - M 2,4 Januária (MG)

Data: 28 de Abril de 2016 (119)
Hora de origem: 06:47:29 (UTC) (LocSat)
Hora (Local Januária): 13:47:29
Epicentro:Próximo a Januária (MG)
Lat.: -15,18º - Long.:-44,10º (Erro: ± 2 km) - Prof. 10 km (Erro: + 2 km)
PHASES Usadas : 20
Magnitude: 2,4 mR

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81532
De: Leonardo Data: Domingo 1/5/2016 08:24:57
Cidade: Montes Claros

Foi mais uma noite difícil em M. Claros. Depois de um curto período de melhora, o barulho proposital volta a explodir em Montes Claros, deixando grande parte da cidade indormida, maldormida, com sono, cansada, extenuada. Barzinhos por toda parte, inclusive e principalmente em áreas residenciais, voltam a impor o barulho, sem qualquer proteção acústica. Shows, como o da Unimontes recentemente, atormentam regiões inteiras da cidade, e as leis são descumpriras cabalmente. Nesta noite, havia um show em algum lugar, sempre a procura de dinheiro e difundindo álcool e (...), e a população pagou dobrado, tendo que suportar o barulho que atravessou grande parte da noite. (...) É uma vergonha que as autoridades não cumpram e exijam o cumprimento das leis. (...) Até que aconteça um desastre...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81531
De: Aparecida Sobreira Data: Sexta 29/4/2016 22:34:51
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

A onda de assaltos aquí na região Sul de Montes Claros está cada vez pior. Esta semana duas moças vizinhas foram assaltadas aquí na rua João F. Pimenta. Os bandidos usando armas na cabeça delas fizeram -nas entregar os celulares. Há um posto policial aquí perto e a rua foi cadastrada nos Vizinhos Protegidos da PM. Precisamos da presença da polícia aquí.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81530
De: Luiz Ortiga Data: Sexta 29/4/2016 10:56:36
Cidade: BRASÍLIA/DF

O clima em Brasília(DF), muito se parece com o clima de Montes Claros. Estava um calorão infernal, de repente há uma virada e entra uma neblina pesada. Respingos de chuva e o clima fica mais ameno e a meteorologia prometendo chuva mais pesada. Idêntico ao que o pessoal descreve aqui neste Mural.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81529
De: Governo de Minas Gerais Data: Quinta 28/4/2016 11:55:25
Cidade: BH

Nota à Imprensa
A presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e primeira-dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira, assumiu nesta quinta-feira (28) a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), no lugar do deputado André Quintão, que reassumiu o mandato de deputado na Assembleia Legislativa.
A indicação de Carolina, que permanecerá na Presidência do Servas, partiu do próprio secretário André Quintão. Ele vê na presidente do Servas a substituição natural para que não haja descontinuidade nas políticas públicas da pasta, que já vinham sendo tocadas em parceria com a instituição.
Um dos campos de atuação conjunta entre Sedese e Servas vinha sendo o combate ao uso de drogas. As ações de assistência social da instituição foram construídas com apoio de Quintão. Assim como já ocorria no Servas, Carolina não será remunerada pela nova função.
A mudança na Sedese já estava planejada e aguardava apenas o retorno da Primeira-Dama da licença maternidade. Ela ocorre como parte da segunda fase da reorganização administrativa do Estado. Nos próximos dias, Professor Neivaldo, que deixa a Assembleia com o retorno de André Quintão, assume a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário.
Glênio Martins, que hoje responde pela secretaria, assumirá outra posição no governo. Ainda como parte da reforma, já estão adiantadas as negociações para que o Partido Social Democrático (PSD) ingresse no primeiro escalão do Governo de Minas Gerais.

Superintendência de Imprensa do Governo de Minas Gerais

***

Folha de S. Paulo -Investigada pela PF, mulher de Pimentel é nomeada secretária em MG - JOSÉ MARQUES - O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), nomeou nesta quinta-feira (28) a sua mulher, Carolina de Oliveira Pimentel, como secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social. A medida, na prática, pode fazer com que possíveis processos contra ela na Operação Acrônimo da Polícia Federal sejam julgados pelo Tribunal de Justiça mineiro, e não pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou pela Justiça Federal.
A mudança é prevista em dois artigos da Constituição do Estado, que dão ao tribunal a competência de julgar crimes comuns e de responsabilidade de secretários. Caso saia do STJ para o TJ, ela teria oportunidade de apresentar maior quantidade de recursos.
Carolina, que substitui André Quintão no comando da pasta, é investigada na Acrônimo sob suspeita de ter recebido, por meio de sua empresa, a Oli Comunicação, valores que na verdade teriam sido transferidos para a campanha do governador em 2014. Em maio do ano passado, uma antiga residência dela foi alvo de busca e apreensão.
A Oli também recebeu pagamentos milionários de empresas que firmaram contratos com o BNDES, segundo a PF. Esses repasses teriam ocorrido entre 2012 e 2014, período em que Pimentel era ministro do Desenvolvimento -pasta ao qual o banco é vinculado.
A primeira-dama ainda é suspeita de ser sócia oculta da agência Pepper, ligada ao PT, cuja dona Danielle Fonteles fechou acordo de delação premiada.
No último dia 11, Pimentel foi indiciado pela PF sob suspeita de corrupção passiva, tráfico de influência, organização criminosa e lavagem de dinheiro. No dia 15, o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, suposto operador do esquema, foi preso em Brasília.
Em Minas, a oposição já estuda meios de entrar na Justiça contra a nomeação, que classifica como "desvio de finalidade" para ajudar a primeira-dama judicialmente.
Após a posse de Pimentel, Carolina assumiu o Servas, serviço de assistência social ligado ao Estado. Ela estava de licença-maternidade depois do nascimento de sua primeira filha com o governador, em 8 de dezembro.
OUTRO LADO
Procurado, o governo de Minas Gerais afirmou que a indicação de Carolina partiu do próprio ex-secretário André Quintão, que reassume seu mandato na Assembleia Legislativa.
"A mudança na Sedese já estava planejada e aguardava apenas o retorno da Primeira-Dama da licença maternidade. Ela ocorre como parte da segunda fase da reorganização administrativa do Estado", diz nota do governo.
Ainda segundo o comunicado, Quintão vê na primeira-dama "a substituição natural para que não haja descontinuidade nas políticas públicas da pasta", que "já vinham sendo tocadas em parceria" com o Servas.

***

Revista Veja -28/04/2016 às 11:55 - Com nomeação, Pimentel dá foro privilegiado à mulher, alvo da Acrônimo - Carolina passará a ser julgada na segunda instância da Justiça, onde Pimentel tem mais influência - Investigada na Operação Acrônimo, a primeira dama de Minas Gerais, Carolina Oliveira, foi nomeada nesta quinta-feira secretária de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social. A decisão foi tomada pelo marido dela, o governador Fernando Pimentel (PT). Com a nomeação, Carolina agora passa a ter foro na segunda instância da Justiça.
Em casos estaduais, ela responderá a ações criminais perante o Tribunal de Justiça de Minas, sobre o qual Pimentel tem mais influência. Em casos federais, como é o caso da Acrônimo, o processo corre em tribunal regional federal.
A nomeação ocorre quando está prestes a ser homologada a delação premiada da empresária Danielle Fonteles, da agência Pepper, que forneceu detalhes do esquema de corrupção apurado na operação. Também há a perspectiva de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereça em breve denúncia contra os envolvidos.
Os inquéritos relativos à Acrônimo estão em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pois o governador tem foro na corte. Carolina e os demais implicados também são, ao menos por ora, investigados nessa instância. Porém, havia a possibilidade, mesmo que improvável, de um desmembramento, o que faria com que o caso da primeira dama fosse enviado para a primeira instância da Justiça Federal. Com a nomeação, se isso ocorrer, ela terá de ser processada no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Carolina e Pimentel são suspeitos de receber vantagens indevidas de empresas que mantêm relações comerciais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição subordinada ao Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior. O petista comandou a pasta de 2011 a 2014, quando se desvinculou para disputar as eleições ao Palácio Tiradentes.
Carolina é suspeita de ser uma sócia informal da Pepper, cuja proprietária confessou irregularidades na Acrônimo visando eventual redução de pena.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81528
De: Morador Data: Quinta 28/4/2016 11:55:11
Cidade: Moc/MG

Em 12/4/2016, na esquina das ruas Acácia de Paula e Cassimiro de Abreu, no Cândida Câmara, pertinho daqui de casa, por volta de 12h30m, ouvi gritos de socorro, de voz feminina. Pouco depois uma mulher, de idade provável de uns 25 a 30 anos, chamou no portão e me pediu para apanhar um celular que ela tinha jogado sobre o muro. Realmente, confirmei com ela que tinha sido assaltada, o celular havia caido na grama e devolvi para ela. Detalhe: muita gente fica batendo papo na rua, com celular, anda com bolsa a tiracolo, esquece de observar o trânsito de estranhos, e assim facilita a ação criminosa deles, que têm a seu favor a impossibilidade da Polícia estar em todos os locais da cidade ao mesmo tempo e o fator surpresa, não desprezando o fato de que há sim muita insegurança pública na antiga calma e segura Montes Claros dos nossos tempos de juventude.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81527
De: Alberto Sena Data: Quinta 28/4/2016 09:46:16
Cidade: Grão Mogol

GRÃO MOGOL

MENOSPREZO AO DIAMANTE VERDADEIRO

Alberto Sena

Pode ser falsa impressão, e se for, antes de mais nada peço desculpas, mas a minha impressão é a de que os grãomogolenses residentes em Grão Mogol, na sede do Município, menosprezam o turismo. Quando poderiam ganhar com essa atividade tão lucrativa.
Deviam, ao contrário de menosprezar, provocar a implantação da indústria turística, que nada polui e oferece uma cadeia de empregos diretos e indiretos, além de especializações, elevando ainda mais o nível socioeconômico e cultural da cidade e região.
O turismo praticado em todos os seus segmentos, profissionalmente, seria a redenção dessa urbe incrustada em pedras.
Senão vejamos: diante de potencial turístico enorme de Grão Mogol e região, intrinsecamente perceptível entre as fraldas da Serra do Espinhaço, Serra Geral chamada; diante da beleza maltratada do Ribeirão (do Céu) do Inferno, balneário inexplorado, que poderia estar sendo utilizado como fonte de renda para várias famílias, tendo em vista o turismo latente; diante das reclamações recorrentes de falta de opções de emprego, os grãomogolenses parecem não enxergar o verdadeiro diamante; diante do costume quase coletivo de todos irem “para a roça” em todo final de semana; diante das histórias de Grão Mogol impregnadas nas pedras e nas paredes do seu casario no Centro Histórico; diante de tudo isso e muito mais, a impressão é a de que os grãomogolenses menosprezam o diamante que têm nas mãos.
Importante é pensar grande. A gente é o que é por dentro. O que pensa. Se pensa pequeno, será pequeno. Se grande pensa, cresce. O importante é ser. O ter é consequência. Tanto é verdade que, há mais de dois mil anos Jesus Cristo nos legou a sublime observação: “Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai, porque sai do seu coração”. Se o coração sofre o mal da pequenez, o indivíduo não pensa grande. É fundamental mudar o pensamento. Abrir os olhos para as possibilidades socioeconômicas e políticas.
Caso contrário, Grão Mogol estará fadado a um destino injusto e sombrio por apatia e inoperância dos homens e das mulheres que a fizeram. Diante das várias opções oferecidas a partir do turismo devidamente estruturado, com infraestrutura para receber visitantes do Brasil inteiro e estrangeiros com dólares e euros.
A única pessoa que encontrei em Grão Mogol atuando numa das várias opções do potencial turístico da cidade e região é o guia Paulo Henrique. Ele, por iniciativa própria, estudou e estuda a história de Grão Mogol enquanto guia os turistas que aqui aportam.
E podiam ser muito mais, milhares, toda semana, mas sem infraestrutura para receber visitantes, os que se aventuram a vir correm o risco de morrer de fome porque as portas do comércio se fecham e principalmente as dos restaurantes. “Foram todos para a roça”.
O turista para vir a Grão Mogol precisa antes ter assegurado lugar onde possa encontrar refeição. Dezenas de vezes já ouvi de turistas no final de semana as mais lamentáveis observações à falta de uma recepção da cidade ao turista, e mais ainda aos que vêm com disposição de gastar dinheiro e nada encontram para levar de lembrança.
A não ser o Presépio Natural Mãos de Deus, nenhum outro lugar de Grão Mogol oferece tratamento de primeira, profissional, como é encontrado nos países de primeiro mundo.
Por esses dias, a cidade recebeu seis personalidades importantes que poderão multiplicar (ou não) o nome da cidade como “a bola da vez” na rota do turismo mineiro e nacional. São eles: Mauro Guimarães Werkema, psicólogo, jornalista, administrador de empresa, ex-diretor-presidente da Belotur, em Belo Horizonte, assessor do prefeito Márcio Lacerda; Luiz e Ângela Mitraud, ele consultor e ex-secretário de Estado de Fazenda, e ela funcionária da Receita Federal, aposentada; Alencar Peixoto e Beth Pimenta, ele médico mastologista em Belo Horizonte e ela empresária, ex-proprietária da marca de perfume Água de Cheiro; e Ângela de Alvarenga Batista Barros, presidente do conselho administrativo da Montreal e presidente da Rede Cidadã.
Eles gostaram de tudo. Ou quase tudo. Quem salvou o quesito alimentação foi o atendimento da cozinha e a sobremesa de um restaurante fora da cidade, localizado na margem direita da estrada de Grão Mogol, sentido Montes Claros; e a pizza da Laura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81526
De: Polícia Federal Data: Quinta 28/4/2016 09:27:49
Cidade: Montes Claros

Montes Claros/MG - A Polícia Federal deflagrou hoje (28/4) a Operação Todos Pagam, com o objetivo de desarticular organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e de armas na região norte de Minas Gerais, com ramificações no estado do Mato Grosso do Sul.
Cerca de 110 Policiais Federais cumprem, simultaneamente, 68 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal de Montes Claros, sendo: 15 mandados de prisão temporária; 18 mandados de Busca e Apreensão; e 35 mandados de sequestro de bens, nas cidades mineiras de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Nova Porteirinha, Salinas, Padre Carvalho e Montes Claros, além da cidade de Iguatemi - Mato Grosso do Sul.
As investigações demonstraram que membros da organização são os maiores fornecedores em drogas e armas da região norte mineira. Foi identificado também que tanto os entorpecentes quanto ao armamento traficados, eram provenientes do estado do Mato Grosso do Sul. Além disso, a quadrilha também realizava assalto a empresários, roubo a agências lotéricas, agências dos correios e estabelecimentos comerciais, bem como furto de veículos e de bens de pessoas físicas.
No curso das investigações foi possível identificar que o grupo participou de crimes de grande repercussão, como o milionário assalto de pedras preciosas em Coronel Murta/MG, ocorrido em maio de 2015, e o recente assalto à agência dos correios de Itacambira/MG. Membros da organização também são responsáveis por roubo a agência dos correios de Padre Carvalho/MG, a lotérica da cidade de Fruta de Leite/MG e em posto de combustível na BR-251. Com extrema violência o grupo utilizava “forte” armamento, coletes a prova de balas, rádios e “viaturas” com plotagens falsas em suas ações criminosas.
Os acusados, na medida de suas participações, responderão por crimes de organização criminosa, posse e comércio ilegal de armas de fogo, furto, roubo, corrupção de testemunhas e lavagem de dinheiro. Somadas, cumulativamente, as penas máximas aplicadas podem ultrapassar a trinta anos.

***

Estado de Minas - 28/04/2016 09:01 - PF desarticula quadrilha que fornecia armas e drogas para o Norte de Minas - Grupo criminoso é apontado pela Polícia Federal como responsável por roubos de grande repercussão, como a tentativa de assalto aos Correios de Itacambira, que terminou com quatro bandidos mortos em confronto com a Polícia Militar - Guilherme Paranaiba - A Polícia Federal desmontou nesta quinta-feira uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas e armas e é apontada como a maior fornecedora de entorpecentes para o Norte de Minas. As investigações foram conduzidas pela Delegacia da PF em Montes Claros (Norte) e mostram que o grupo criminoso, que é alvo de 68 mandados judiciais, praticou crimes de grande repercussão, como a tentativa de assalto à agência dos Correios em Itacambira (Norte), que deixou quatro bandidos mortos em confronto com a Polícia Militar no último dia 8, e o milionário roubo de pedras preciosas em Coronel Murta (Vale do Jequitinhonha) em maio do ano passado.
A Operação Todos Pagam busca 15 alvos com mandado de prisão, além de conseguir junto à Justiça Federal em Montes Claros 35 mandados para sequestrar bens dos acusados e outros 18 mandados de busca e apreensão. Os trabalhos se espalham nas cidades de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas (Grande BH), Nova Porteirinha (Norte), Salinas (Norte), Padre Carvalho (Norte), e Montes Claros (Norte), além de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.
As investigações mostram que tanto as drogas quanto o armamento são provenientes do Mato Grosso do Sul. Além dos assaltos de maior destaque, a quadrilha é apontada como responsável por roubos na agência dos Correios de Padre Carvalho (Norte), na lotérica de Fruta de Leite (Norte) e em um posto de combustíveis na BR-251. O grupo é marcado por ser muito violento em suas ações, além de sempre agir fortemente armado e usando coletes a prova de balas, rádios de comunicação e falsas viaturas, com plotagens ilegais para enganar as autoridades.
A Polícia Federal dará mais informações em entrevista coletiva nesta quinta-feira em Montes Claros.

***

Hoje em Dia -28/04/2016 - 08h41 - PF desencadeia operação `Todos Pagam` em Minas e no Mato Grosso do Sul - A operação acontece em seis cidades mineiras, além da cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul - Foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28) a Operação Todos Pagam, da Polícia Federal (PF), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e de armas na região Norte de Minas Gerais, com ramificações no Estado do Mato Grosso do Sul.
Cerca de 110 Policiais Federais cumprem, simultaneamente, 68 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal de Montes Claros, sendo 15 mandados de prisão temporária, 18 mandados de Busca e Apreensão e 35 mandados de sequestro de bens nas cidades mineiras de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Nova Porteirinha, Salinas, Padre Carvalho e Montes Claros, além da cidade de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul.
O nome da operação é uma referência ao trabalho da PF na região, atuando em diversas modalidades de atos ilícitos para o bem-estar da sociedade. A coletiva de imprensa foi marcada para as 11h, na própria Delegacia da PF, em Montes Claros (MG).
Os materiais eram provenientes do Estado do Mato Grosso do Sul, que, ao chegar no norte de Minas, eram distribuídos nas demais cidades. A quadrillha também era responsável por realizar assaltos a empresários, roubos a agências lotéricas, dos Correios e a estabelecimentos comerciais e também a furto de veículos e bens de pessoas físicas.
Os acusados responderão por crimes de organização criminosa, posse e comércio ilegal de armas de fogo, furto, roubo, corrupção de testemunhas e lavagem de dinheiro. Somadas, cumulativamente, as penas máximas aplicadas podem ultrapassar a trinta anos.
No curso das investigações foi possível identificar que o grupo participou de crimes de grande repercussão, como o milionário assalto de pedras preciosas em Coronel Murta (MG), ocorrido em maio de 2015, e o recente assalto à agência dos correios de Itacambira (MG). Membros da organização também são responsáveis por roubo a agência dos correios de Padre Carvalho (MG), a lotérica da cidade de Fruta de Leite (MG) e em posto de combustível na BR-251. Com extrema violência, o grupo utilizava forte armamento, coletes a prova de balas, rádios e “viaturas” com plotagens falsas em suas ações criminosas.

***

O Tempo - 09h45 - PF localiza maiores fornecedores de drogas e armas do Norte de Minas - Quadrilha teria participado do roubo de R$ 1,5 milhão em pedras preciosas em Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha ; nesta manhã, policiais cumprem 68 mandados judiciais - Uma quadrilha atuante no tráfico de armas e drogas de Montes Claros, no Norte de Minas, é desarticulada na manhã desta quinta-feira (28). Com a operação “Todos Pagam”, a Polícia Federal (PF) cumpre 68 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Criminal da cidade.
De acordo com a corporação, durante as investigações ficou comprovado que os criminosos são os maiores fornecedores em drogas e armas da região norte do Estado. Drogas e armas vinha do Mato Grosso do Sul. Além desses crimes, o grupo também realizava assalto a empresários, roubo a agências lotéricas, agências dos correios e estabelecimentos comerciais e furtos de veículos.
Os suspeitos teriam, inclusive, participado do roubo de R$ 1,5 milhão em pedras preciosas e R$ 150 mil em dinheiro em Barra de Salinas, distrito de Coronel Murta, na região do Vale do Jequitinhonha, em maio de 2015.
Durante a ação, 13 ladrões se passarão por policiais civis. O bando também estaria envolvido em assaltos a comércios de outras cidades. Em todos os crimes, os homens eram violentos, utilizavam “forte” armamento, coletes a prova de balas, rádios e “viaturas” com plotagens falsas.
Os policiais cumprem 15 mandados de prisão temporária, 18 mandados de busca e apreensão, 35 mandados de sequestro de bens, nas cidades mineiras de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Nova Porteirinha, Salinas, Padre Carvalho e Montes Claros, além da cidade de Iguatemi - Mato Grosso do Sul.
A corporação passará mais detalhes do caso durante uma coletiva de imprensa às 11h em Montes Claros.

***

Correio do Estado - Campo Grande, Mato Grosso do Sul - IPreso traficante que fornecia duas toneladas de maconha e cocaína para MG - Operação da Polícia Federal prendeu ainda outras treze pessoas - Por KLEBER CLAJUS - Policiais federais prenderam, hoje (28), fornecedor sul-mato-grossense de mais de duas toneladas de maconha e cocaína destinadas a municípios do norte de Minas Gerais. Ele integrava quadrilha que praticou roubos, inclusive de pedras preciosas, para sustentar o transporte de armas e drogas entre os estados.
Sem ter a identidade revelada, o homem de 34 anos seria responsável por abastecer mensalmente o norte mineiro com 2.200 quilos de maconha e 300 quilos de cocaína de origem paraguaia. Sua detenção ocorreu em Iguatemi, onde agentes cumpriram dois mandatos de busca e apreensão.
O chefe da Delegacia de Polícia Federal de Montes Claros, Marcelo Eduardo Freitas, informou que dezenove pessoas foram identificadas como integrantes da quadrilha, que praticava assaltos violentos a lotéricas e agências dos Correios para financiar o tráfico.
“Houve intercâmbio com criminosos de São Paulo para que adquirissem know how para acabar com a tranquilidade da população, além de indícios de pagamento de propina para liberação do grupo que estava atuando há dois anos”, comentou Marcelo Eduardo.
CRIMES INTERLIGADOS
Um dos crimes de maior repercussão ocorreu em maio do ano passado, quando treze homens armados e falsamente identificados como policiais civis invadiram a residência de um empresário na mineira Coronel Murta. Eles levaram R$ 1,5 milhão em pedras preciosas, além de R$ 150 mil em dinheiro. Na fuga, caminhonete com adesivos falsos da polícia foi queimada.
Ao utilizar de extrema violência, conforme o delegado, eles também estariam envolvidos no assalto de agências dos Correios de Itacambira, Padre Carvalho, lotéria em Fruta Leite e posto de combustível na BR-251.
OPERAÇÃO TODOS PAGAM
Foram cumpridos, durante a Operação Todos Pagam, 14 dos 15 mandatos de prisão temporária, 35 de sequestro de bens e 18 de busca e apreensão nos municípios mineiros de Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Nova Porteirinha, Salinas, Padre Carvalho e Montes Claros, além do sul-mato-grossense Iguatemi. Uma pessoa permanece foragida.
Em consonância a sua participação, os envolvidos devem responder por associação criminosa, posse e comércio ilegal de armas de fogo, furto, roubo, corrupção de testemunha e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas máximas podem exceder 30 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°81525
De: Manoel Hygino Data: Quinta 28/4/2016 09:10:13
Cidade: Belo Horizonte

O risco das viagens de autoridades

Manoel Hygino - Hoje em Dia

Acusando adversários de perpetrarem um golpe contra ela e de depô-la do poder, a presidente brasileira, mesmo assim, foi à ONU participar da Conferência Mundial sobre Clima, embora sabendo que o “clima” aqui não lhe era muito favorável. É uma mulher ousada, nascida em Belo Horizonte, no Hospital São Lucas, descendente de búlgaros, brava gente.
Estavam previstas cerca de 72 horas no exterior, mas para golpes o tempo é mais veloz e fator essencial. Não se esquece, por exemplo, que Haile Salassie, imperador da Abissínia, coroado em 1930, foi destronado quando visitava o Brasil em 1974, substituído pelo general Aman Michael Andon.
Não perderei a ocasião para lembrar que a fundação da dinastia etíope é multimilenar. Resultou da união da rainha de Sabá com o rei Salomão, da qual nasceu Menelick I, pai de toda a linhagem.
Voltando ao Brasil e ao tempo, chegamos a Jânio Quadros, com a renúncia de causa não suficientemente esclarecida em 25 de agosto de 1961, quando o vice-presidente era João Goulart. Até onde possível, fatos foram relatados em minúcias pelos historiadores e pelos jornais. Entre nós, uma descrição muito boa e pouco lembrada é a de Anatólio Alves de Assis, da Polícia Militar, já falecido, estudioso do tema.
O ato de Jânio se deu logo após as solenidades do Dia do Soldado, naquela data. Um coronel do Exército foi ao gabinete do presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzili, para pedir-lhe que o acompanhasse até o Ministério da Guerra, onde já se achavam os três ministros militares. Estes informaram que a renúncia fora formalizada e, estando no exterior o vice, por disposição constitucional, deveria ele, Mazzilli, assumir.
O Congresso Nacional já se achava reunido naquele momento. O presidente do Senado, Auro Moura Andrade, transmitiu imediatamente a notícia. Acrescentou: “Só desejo, neste instante, que Deus nos inspire a todos e faça com que possamos decidir, em hora de tão extrema importância para a vida nacional, com perfeito equilíbrio e com todas as energias da nossa vocação pública”.
O país se inquieta. Mazzilli se torna presidente em face da viagem de Jango à China Comunista. No dia seguinte, em sessão matutina da Câmara dos Deputados, sucedem-se parlamentares na tribuna. A grande dúvida: As Forças Armadas permitiriam a posse do vice?
No dia 28 de agosto, Mazzilli comunica aos antigos pares que os ministros militares pronunciariam pela inconveniência de Goulart assumir com plenos poderes. Declarou: “Tenho a honra de comunicar a vossa excelência (presidente do Senado) que, na apreciação da atual situação política, criada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, os ministros militares, na qualidade de chefes das Forças Armadas e responsáveis pela ordem interna, manifestam a absoluta inconveniência, por motivos de segurança nacional, do regresso ao país do vice-presidente da República João Belchior Marques Goulart”.
Que fazer? Jango saíra do Brasil em momento supostamente favorável, mas houve a imprevista atitude do Jânio. Teve-se de enfrentar um novo e grave problema, que o Brasil conhece e até hoje repercute. Dilma teve confiança nos seus ministros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: